Campanha Setembro Verde abre mês da inclusão

Compartilhe:

Na tarde desta quinta-feira, 03 de setembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e a Federação das APAES do Estado se São Paulo – FEAPAES-SP, em parceria com a APAE de Valinhos, lançaram a campanha “Setembro Verde”, para marcar o “Mês da Inclusão”, em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro.

O intuito da iniciativa é fazer com que o mês se torne referência e amplie a visibilidade das pessoas com deficiência. A exemplo do Outubro Rosa, que representa a prevenção ao Câncer de Mama, e o Novembro Azul, na prevenção de Câncer de Próstata, o Setembro Verde é voltado à inclusão social das pessoas com deficiência, o Mês da Inclusão.

Estiveram presentes na abertura a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella; o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro; o Conselheiro da FEAPAES-SP, Marco Aurélio Ubiali; a presidente da FEAPAES-SP Cristiany de Castro; o prefeito de Valinhos, Clayton Machado, representantes e alunos das APAES de Valinhos, Franca e Nazaré Paulista, entre outras autoridades.

Dra. Linamara ressaltou a importância do evento e sua relação com a esperança. “É com grande alegria, e com grande esperança que este setembro verde é lançado hoje, e é um prazer enorme poder abrigá-los e enaltecer esta grande ousadia que significa traduzir a alegria da primavera, a força da transformação e a esperança que o verde nos traz nas palavras de cada uma das pessoas que lideram o movimento das pessoas com deficiência”.

A Secretária destacou, ainda, a importância da iniciativa. “O Setembro Verde é uma grande oportunidade de refletir sobre os ganhos, sobre as conquistas, e sobre o nosso papel enquanto agentes públicos, enquanto médicos, educadores e acima de tudo, enquanto cidadãos”.

O evento foi abrilhantado com apresentações do Hino Nacional, música e dança pelos alunos das APAES, emocionando a plateia. E, ainda, como parte do lançamento da campanha, foi anunciada a abertura da Consulta Pública do Programa Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual – São Paulo pela Igualdade de Direitos, para levantamento de depoimentos e dados, no período de 03 a 30 de setembro, junto aos profissionais, familiares e pessoas com deficiência, sobre o atual cenário, avanços, conquistas e dificuldades. O objetivo desta consulta é nortear futuras políticas públicas voltadas ao segmento.

Sobre a Consulta Pública, a Secretária destacou que “nós construímos junto com a FEAPAES o Plano Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual, que vai agora para a segunda Consulta Pública. Nada pode ser mais democrático que ouvir os principais interessados e fazemos isso com conhecimento da Federação das APAES”.

O resultado da Consulta será compilado e apresentado no I Balanço Geral do Programa Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual, que acontece em 06 de novembro, em São Paulo. “Nós precisamos ouvir vocês, precisamos ter a dimensão de que a participação de vocês nos traduza um documento realmente seguro”, finalizou Dra. Linamara.

O Secretário Floriano Pesaro destacou a importância da Assistência Social no desenvolvimento das pessoas com deficiência. “Ainda algumas famílias do Brasil escondem seus filhos com deficiência, e isso é algo que precisa ser trabalhado no Serviço Social, que tem condição de bater na casa de cada um e identificar demandas não atendidas, problemas apresentados pelos familiares e identificar pessoas com deficiência”.

Além de comemorar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, o mês de setembro também representa esperança e renascimento, marcado pelo início da Primavera. E com as cores da Primavera, a dupla de dançarinos da APAE de Valinhos encerrou com delicadeza e desenvoltura a abertura do SETEMBRO VERDE.

SERVIÇO
Consulta Pública do Programa Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual – SÃO PAULO PELA IGUALDADE DE DIREITOS
Período: 03 a 30 de setembro de 2015
Endereço: http://peapdi.sedpcd.sp.gov.br

Fonte e foto:  Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *