Conferência debate direitos das pessoas com deficiência

Compartilhe:

As conferências são momentos ímpares para a consolidação e o fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na defesa de seus interesses. Elas representam um passo decisivo na atualização da Política Estadual da Pessoa com Deficiência.

É com esse objetivo que será realizada em Rio Branco, nos dias 17 e 18, a II Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, no teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A Conferência tem como tema “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Gabriel Maia, a realização da Conferência Estadual surge com uma proposta de inovação no método e na abordagem feitos até então.

“A necessidade de superar a forma tradicional e compartimentalizada de implementação das políticas sociais se apresenta como o principal desafio frente à necessidade de interação e transversalidade das áreas”, destacou Maia.

Ainda segundo o gestor, nos dois dias, será debatida a política da pessoa com deficiência, por meio de uma abordagem ampla e agregadora, tanto no que se refere às políticas setoriais, quanto no diálogo com outras temáticas que se relacionam aos direitos humanos: gênero, raça, orientação sexual e ciclos de vida, por exemplo.

O evento será realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede) e governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

Fonte: Notícias do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *