App gratuito promove inclusão digital para pessoas com deficiência

Desenvolvido pela empresa canadense eSSENTIAL Accessibility, o aplicativo é gratuito e facilita a leitura, navegação de pessoas com deficiência

Teclado de computador com botão azul com ícone de cadeirante que indica acessibilidade
Compartilhe:

Pensando na acessibilidade, a empresa canadense eSSENTIAL Accessibility uma tecnologia inclusiva em uma plataforma voltada às pessoas com deficiência. Equivalente ao conceito de “cadeira de rodas virtual”, o app é gratuito e pode ser usado tanto para navegação mobile, quanto em desktop.

O software atende tanto para pessoas que tem dificuldades de controlar o mouse ou enxergar a tela, como para quem tem dificuldades de movimentação, dislexia e outros problemas que dificultam a leitura. “Na prática, o aplicativo funciona como um navegador com recursos de acessibilidade, por exemplo, o que permite controlar o cursor com movimentos do rosto e comandos de voz, leitor de página e teclado na tela”, afirma Aurélio Pimenta, diretor da eSSENTIAL Accessibility no Brasil.

O profissional acredita que, além de beneficiar uma parte da população que ainda passa por dificuldades na hora de navegar na web, a tecnologia gratuita também serve como uma oportunidade para que as empresas alcancem uma nova categoria de clientes. Plataformas que oferecem o mesmo tipo de serviço costumam custar cerca de R$ 5 mil a R$ 8 mil. “A decisão de manter o serviço gratuito surgiu quando entendemos que quase não há estratégia de marketing para o engajamento do segmento de pessoas com deficiência. Nada melhor do que mostrar que as organizações que contam com inclusão e responsabilidade social como parte de suas agendas também oferecem algo para essas pessoas”, afirma Pimenta.

De forma geral, a implantação de tecnologias e programas de acessibilidade para pessoas com deficiência se mostra uma tendência global. “Podemos ver isso no mercado consumidor, porque é um segmento que representa quase 25% da população brasileira. O fator também está presente internamente no ambiente de trabalho, porque inclusão de pessoas com deficiência no quadro de funcionários promove um ambiente mais diversificado e também favorável a inovação”, diz Pimenta.

A expectativa é de que a eSSENTIAL Accessibility tenha 20 empresas usando seu programa no Brasil até o final deste ano. Companhias como Renner, Magazine Luisa, Hering, Mastercard, Samsung e Estapar já disponibilizam o download do aplicativo em seus sites. Ao redor do mundo, já existem mais de 120 marcas promovendo o uso da tecnologia assistiva.

Fonte: Site 33 Giga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *