Pessoas com deficiência são ampla minoria em Hollywood, diz estudo

Pessoas e personagens com algum tipo de deficiência são sub-representadas nos cinemas

Cena do filme "Como eu era antes de você". Em um salão de festa, um homem e uma mulher estão vestidos à rigor: o jovem usa smoking, já a moça, um vestido vermelho, os dois têm expressões divertidas e serenas
Compartilhe:

Pessoas com necessidades especiais são amplamente sub-representadas em Hollywood, polo da indústria cinematográfica norte-americana, indica um estudo realizado pela Escola de Comunicação e Jornalismo da Universidade do Sul da Califórnia.

Guiado pela pesquisadora Stacy Smith, chefe do departamento que estuda mídia e diversidade, uma equipe analisou os 100 filmes de maior orçamento nos Estados Unidos em 2015 e concluiu que Hollywood não tem apresentado histórias o suficiente sobre pessoas com deficiência.

Apenas 2.4% dos personagens que tem falas ou nomes nas tramas dos filmes avaliados representam pessoas com deficiência. De acordo com o mais recente levantamento realizado pelo governo americano, 56.7 milhões cidadãos dos Estados Unidos, 18.7% do total, possuem alguma deficiência.

Dos poucos personagens com deficiência que apareceram nos 100 principais filmes de 2015, 61% tinham algum tipo de deficiência físicas, 37.1 % com deficiências mentais ou cognitivas e 18.1% possuíam deficiências relacionadas à comunicação. Os personagens com deficiência são predominantemente brancos (81%).

Fonte: Adoro Cinema

11 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

  3. em algumas companhias de avião (Latam, Gol…) só é permitido o voo gratuito do def.fisico em caso de tratamento médico comprovado, para isso deve preencher cadastro valido por um ano, no caso do acompanhante terá 50% de desconto na viagem. melhores informações no Youtube “Pessoas com deficiência terão passe livre em aviões” ou similares. boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *