Recife adota mapa tátil para pessoas com deficiência visual

A instalação será feita na Casa da Cultura, no bairro São José, e vai auxiliar na locomoção de pessoas com deficiência visual em pontos turísticos da cidade

Foto de um mapa tátil, com informações em texto e em braile sobre as ruas de Recife
Compartilhe:

O portal NE10 divulgou a notícia de que Recife irá receber um mapa tátil para ajudar na locomoção de pessoas com deficiência visual pelas ruas da capital pernambucana.

A instalação será feita na Casa da Cultura, no beirro de São José, no Centro. O mapa traz informações de endereços, pontos turísticos, pontos de ônibus e táxi para a leitura em braile e também com letras ampliadas para quem tem baixa acuidade visual (baixa visão).

Desenvolvido pela Id Inclusão e Design, o mapa tem o incentivo do Funcultura e produção executiva da Janela Gestão de Projetos. O lançamento acontecerá nesta terça (20), no hall da Casa da Cultura.

A iniciativa é inédita e surge como uma forma de dar continuidade ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, aderido pelo Governo do Estado, em 2012, com o slogan “Viver sem Limites”.

Em entrevista ao NE10, Klesley Bastos, que faz parte do projeto, contou como o mapa foi produzido. Manuel Aguiar, que é cego e consultor de acessibilidade e inclusão, também falou da importância da ação para dar mais autonomia e conhecimento às pessoas com deficiência visual na cidade.

Fonte: Portal NE10

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *