Memorial da Inclusão abre as portas nos últimos sábados de cada mês

A programação do Museu da Inclusão agora também ocorre aos sábados, até 16 de dezembro; dentre as atrações, está a Sala dos Sentidos, um ambiente escuro que busca estimular a audição, o tato e o olfato dos visitantes

Foto de uma das salas do Memorial da Inclusão; a sala é ampla, com colunas e obras penduradas nas paredes; um grupo de pessoas de diversas idades está sentada no chão, enquanto uma mulher, sentada em um puff, conversa com eles
Compartilhe:
O Memorial da Inclusão, museu da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, abre suas portas nos dias úteis da semana, de segunda a sexta, das 10h às 17h, e em todos os últimos sábados de cada mês, das 13h às 17h.

Os visitantes têm a oportunidade de descobrir mais sobre o Movimento Social da Pessoa com Deficiência, a Sala dos Sentidos, que faz com que os visitantes tenham uma experiência sensorial, sem a visão. Além disso, a cada mês o espaço recebe uma exposição temporária de instituições relacionados ao segmento.

Os 12 sábados abertos ao público, em 2017, serão: 28 de janeiro, 18 de fevereiro; 25 de março; 29 de abril; 27 de maio; 24 de junho; 29 de julho; 26 de agosto; 30 de setembro; 21 de outubro; 25 de novembro e 16 de dezembro. A entrada é gratuita e as visitas de grupos devem ser agendadas, para acompanhamento monitorado.

Memorial da Inclusão

A exposição permanente Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência” foi inaugurada em 2009, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O espaço contempla, por meio de fotografias, documentos, manuscritos, áudios e vídeos, a história sócio-cultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, iniciado nos anos de 1980. Conta com 12 ambientes compostos por painéis com logotipia recortada e aplicada em alto relevo, assim como piso tátil e tubos sonoros que descrevem o conteúdo dos painéis às pessoas com deficiência visual.

Um dos destaques é a Sala dos Sentidos, um local escuro, com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor, com a proposta de que o visitante reflita sobre a importância dos sentidos como tato, visão, audição e olfato.

Também é possível conhecer o Memorial da Inclusão por via digital, sem sair de casa. Disponível em três idiomas, português, inglês e espanhol, o site www.memorialdainclusao.sp.gov.br permite que pessoas com e sem deficiência conheçam o acervo do Memorial da Inclusão por uma plataforma 3D, em que os visitantes se sintam dentro do Memorial, com acesso a textos e áudios.

Memorial da Inclusão aberto ao público aos sábados
Quando:  últimos sábados do mês, de 28/1 a 16/12; das 13h às 17h
Onde: Memorial da Inclusão, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo – SP – Próximo da Estação Palmeiras – Barra Funda do Metrô – CPTM
fone.: (11) 5212-3727
Obs.: Gratuita

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *