Uberaba promove 1º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência

O evento acontece nos dias 7 e 8 de março e as inscrições estão abertas; palestras e minicursos gratuitos fazem parte da programação

Arte em fundo azul, com os símbolos das deficiências intelectual, visual, física e auditiva dispostos verticalmente, da esquerda para a direita
Compartilhe:

O portal G1 divulgou uma nota sobre o 1º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência em Uberaba, Minas Gerais. Abaixo, o conteúdo na íntegra:

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberaba está com inscrições abertas para o 1º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência. O evento, acontecerá  nos dias 7 e 8 de março com o tema “Os Avanços e Expectativas da Inclusão Social para Pessoas com Deficiência”.

O Congresso tem o objetivo de discutir o assunto, com base nos princípios da universalidade e da solidariedade, além de buscar alternativas que propiciem condições mínimas de inserção na sociedade. O intuito é buscar alternativas onde essas pessoas possam estudar, trabalhar, praticar esportes, viver com independência, dignidade, e desenvolver a própria personalidade.

O evento acontece no Cine Teatro Vera Cruz e em instituições parceiras como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Escola para Surdos Dulce de Oliveira e o Instituto dos Cegos do Brasil Central.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Azevedo Cury, o congresso será uma oportunidade para que toda a comunidade possa participar das discussões e contribuir com ideias para garantir o acesso de pessoas com deficiência na comunidade.

“Esse será um momento de ouvir as propostas da população, mas principalmente das pessoas que vivem essa realidade e que enfrentam as dificuldades em seu dia a dia. Esperamos que a partir disso, possamos desenvolver políticas públicas cada vez mais pontuais para essas pessoas”, destacou.

Confira a programação:

– 7 de março:
7h30: abertura do evento no Cine Vera Cruz, com credenciamento e palestra “O Envelhecimento da Pessoa com Deficiência”.

13h30: minicursos em diversos pontos da cidade.
APAE (3 minicursos)- A Equoterapia e a Reabilitação da Pessoa com Deficiência
O Direito Violado da Pessoa com Deficiência
Cérebro e Aprendizagem.

Escola para Surdos Dulce de Oliveira (5 minicursos) – Libras no contexto escolar – tenho um aluno surdo, e agora?
Trabalhando os cinco parâmetros da Língua de Sinais Brasileira- construindo e aprendendo a Língua Materna dos Alunos Surdos
A Pessoa com Deficiência – Além da Lei das Cotas
As Políticas Públicas das Pessoas com Deficiência
A Pessoa com Deficiência no Esporte.

Instituto dos Cegos do Brasil Central (1 minicurso) – Técnicas de Orientação e Mobilidade.

– 8 de março:
07h30: início do evento no Cine Vera Cruz com apresentação artística e a palestra “Os Desafios da Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência”.

13h30: palestra “O Sentido do Trabalho para a Pessoa com Deficiência” e exposição de banners com trabalhos científicos.

Ao término da palestra serão realizadas as considerações finais e o encerramento do evento.

Mais informações e inscrições no site do evento.

Fonte: G1

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *