Memorial da Inclusão recebe obras de artistas com deficiência intelectual sobre o universo cósmico

Exposição traz obras de alunos do Instituto Olga Kos que produzem telas e esculturas em gesso em comemoração dos 10 anos da fundação

Em fundo verde, ícone de uma silhueta humana com o cérebro desenhado, representando a deficiência intelectual
Compartilhe:

O Memorial da Inclusão recebe a mostra “Trajetória Artística” do Instituto Olga Kos em comemoração aos 10 anos da fundação, até o dia 31 de março, das 10h às 17h. A exposição traz 12 obras entre telas e esculturas produzidos por alunos com deficiência intelectual com referência de artistas contemporâneos, como Takashi Fukushima, Caciporé e Yukata Toyota. O espaço está localizado na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10, na Barra Funda.

No espaço estão expostas pinturas abstratas em tela com tinta acrílica e cores fortes e esculturas táteis para pessoas com deficiência visual poderem tatear produzidas em gesso, madeira e metal. Além de retratar o universo, os artistas moldaram em gesso os materiais usados na produção das obras. A exposição possui audiodescrição e impressão dos textos sobre as obras em fonte ampliada e braile.

Além da exposição, no dia 20 de março, das 15h às 16h30, o Memorial da Inclusão receberá uma oficina da artista Maria Goret, que ensinará os artistas do Instituto Olga Kos a pintarem com a boca e os pés. A artista tem deficiência física e suas telas estarão expostas no mesmo local.

Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

Exposição “Trajetória Artística”
Quando: até 31/3, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Onde: Memorial da Inclusão – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10, Barra Funda – São Paulo/SP
Entrada gratuita

* Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *