Feira Mobility & Show começa hoje na Zona Sul do Rio

Evento gratuito reúne veículos adaptados e traz inclusão e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida

Em fundo roxo, ícone da deficiência física em branco
Compartilhe:

A Mobility Show, feira de acessibilidade que nasceu em São Paulo, em 2015, chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro. Essa é a terceira edição da iniciativa que reúne empresas e serviços que viabilizam a mobilidade e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência.

No evento, que vai de sexta-feira (7) até domingo (9), na Marina da Glória, os visitantes terão a possibilidade de conhecer montadoras e adaptadoras de veículos, autoescolas, despachantes, clínicas médicas, modelos de cadeira de rodas e todo tipo de fabricantes de produtos e equipamentos. Um atendimento gratuito para tirar dúvidas sobre direitos, benefícios e isenções também estará disponível. Pessoas com deficiências que dificultam ou impeçam a mobilidade têm direito de adquirir automóveis com isenção de impostos como IPI, ICMS e IOF, além de não precisarem pagar IPVA.

O diretor da Mobility Show, Rodrigo Rosso, explica que a vinda do evento para o Rio de Janeiro foi um interesse do público carioca. A expectativa de público para essa primeira edição na cidade é de 3 a 5 mil visitantes. Durante o evento, são esperados de 700 a 1.000 test-drives.

Segundo o Censo de 2010, existem no Brasil mais de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Segundo dados da ONU e da OMS, mais de 500 pessoas por dia nascem ou se tornam uma pessoa com deficiência, seja por acidentes de transito, violência urbana, acidentes de trabalho, práticas de esportes radicais e outros fatores. Só no estado do Rio de Janeiro, vivem 4 milhões de pessoas com deficiência.

Considerando também idosos e pessoas com mobilidade reduzida, estima-se que o número de pessoas envolvidas diretamente com a causa e que podem usufruir dos direitos existentes em nossa legislação para o segmento ultrapasse, também no estado do Rio, a casa de 10 milhões de pessoas e a maioria delas não tem conhecimento desses benefícios.

O quê: Mobility & Show RJ
Quando: 07 a 09 de julho. Sexta-feira, das 12h às 18h, e Sábado e Domingo, das 10h às 18h
Onde: Marina da Glória
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, s/nº, Glória. Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (11) 3873-1525 ou 0800 772 6612
Entrada Gratuita

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *