Funcionários públicos de SCS aprenderão Libras para ajudar no trabalho

Cerca de 8.000 pessoas do município paulista têm alguma deficiência auditiva, seja total, parcial ou moderada

Em um fundo verde, há um ícone que representa o símbolo de libras
Compartilhe:

A Sedef (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida) iniciou um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no início do mês, em São Caetano. O curso tem 265 inscritos, e desses, 51% são funcionários públicos que sentiram a necessidade de aprender a linguagem dos sinais para melhorar o atendimento ao público.

O censo do IBGE de 2010 aponta que, em São Caetano, cerca de 8.000 pessoas têm alguma deficiência auditiva, seja total, parcial ou moderada.

Além da grande procura por parte de servidores públicos, a sociedade civil corresponde aos 49% dos inscritos, com idades entre 9 e 64 anos, o que superou as expectativas da Sedef.

O curso de Libras traz duas inovações neste ano, sendo uma turma de gramática em Libras para surdos, que não aprendem a gramática comum, e o fornecimento gratuito de todo o material didático necessário, elaborado por Marcelo e ilustrado pela mulher dele, Sandra Fontalvo Bessa de Lima.

*Com informações do DGABC

Fonte: SãoCaetano.Info

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *