Circuito Paulista de Esportes para pessoas com deficiência visual vai começar

As inscrições para o evento podem ser feitas pela internet, até 8 de setembro; a primeira etapa acontece nos dias 16 e 17 de setembro

Em um fundo azul, ícone de cego com um cão-guia
Compartilhe:

Desenvolver e fomentar o esporte para pessoas com deficiência visual no estado de São Paulo são os objetivos centrais do “Circuito Paulista de Esportes para Deficientes Visuais”. A primeira etapa será disputada em setembro, e as competições abrangem as modalidades de atletismo, futebol de 5, goalball, judô, natação e xadrez.

“A ideia é incentivar o esporte inclusivo nas cidades paulistas, motivando as pessoas com deficiência visual à prática desportiva. E os benefícios do esporte são notórios para a saúde e também para a sociabilização dessas pessoas. Além disso, o Circuito Paulista tem como papel difundir os esportes menos conhecidos, mas tão interessante quanto qualquer outro”, comenta Robson Panobianco, atual presidente da FPDC.

O evento é organizado pela Federação Paulista de Desporto para Cegos (FPDC) e dividido em três etapas. A primeira delas acontece entre os dias 16 e 17 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Podem participar entidades filiadas e não filiadas, que nesta primeira etapa ficam isentas de taxa. É preciso, no entanto, inscrever-se no site oficial do projeto.

Considerado um evento de grande porte e uma das maiores competições paradesportivas do Brasil por concentrar seis modalidades em um único dia, a expectativa da FPDC é de que sejam atendidos cerca de 1500 atletas de forma direta. A intenção é também atrair entidades que ainda não são filiadas e possíveis patrocinadores para projetos futuros, além de cativar mais mídia e público ao longo do Circuito.

“Nós procuramos, como federação, fomentar e desenvolver o paradesporto no estado de São Paulo, oferecendo para entidades e atletas o melhor e mais adequado ambiente para que as habilidades sejam mostradas. O que esperamos com esse evento é alcançar maior e melhor nível técnico, beneficiando ainda mais as nossas estrelas do esporte adaptado”, comenta.

As demais etapas estão previstas para março e abril de 2018. “As datas, no entanto, podem oscilar porque precisamos dos calendários oficiais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV), a fim de não confrontar termos vários eventos acontecendo no mesmo dia”, finaliza Robson.

Viabilizado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, o “Circuito Paulista de Esportes para Deficientes Visuais” é patrocinado pelas empresas ADITYA BIRLA, WOODBRIDGE BRASIL e GRUPO BAUMINAS, e conta ainda com os apoios do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV).

O quê: 1ª Etapa do Circuito Paulista de Esportes para Deficientes Visuais
Quando: 16 e 17 de setembro de 2017
Onde: Centro de Treinamento Paralímpico
End.: Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 – SP
Obs.:  inscrições no site do evento
Formulário disponível até 31/08 para filiados; de 01 a 08 de setembro para não filiados

Fonte: Assessoria

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *