Instituição Beneficente Nosso Lar ressalta a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

IBNL realiza ações voltadas para melhorar a qualidade de vida da Pessoa com Deficiencia e de suas famílias

Arte em fundo verde, com os símbolos das deficiências intelectual, visual, física e auditiva, em fundo verde
Compartilhe:

Hoje é comemorado o Dia da Luta Nacional das Pessoa com Deficiência, data que tem como objetivo chamar atenção da sociedade para a participação absoluta em igualdade de condições desses indivíduos. Segundo Censo Brasileiro realizado pelo IBGE, realizado em 2010 o total de pessoas que declararam possuir ao menos uma deficiência severa no Brasil foi de 12.777.207, representando 6,7% da população brasileira.

A Instituição Beneficente Nosso Lar, que tem convênio firmado com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), oferece Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência – PcD, na modalidade de Núcleo de Apoio à Inclusão Social para PcD – NAISPcD. Além disso, também disponibiliza Serviço de Apoio as Famílias de PcD.

“Nosso objetivo dentro deste cenário brasileiro é auxiliar no desenvolvimento das potencialidades da PcD, em todos os ciclos da vida. Isso é possível por meio de programas que integram as necessidades básicas, acompanhadas por uma equipe técnica multidisciplinar, envolvendo familiares e a comunidade, com metas para a inclusão social”, destaca a presidente da Instituição Beneficente Nosso Lar, Mirandolina Lage Thieves.

Segundo dados de 2016 divulgados pela IBNL, anualmente, são realizados no Nosso Lar cerca de 75 mil atendimentos a PcD e famílias, que contam com o apoio de 140 voluntários ativos. A manutenção financeira da Instituição é composta por 59% de doações espontâneas de pessoas físicas ou jurídicas e 41% dos convênios com os órgãos públicos.

“O apoio à garantia de direitos da PcD é um trabalho diário que colabora com a inclusão na sociedade, mercado de trabalho e também na independência e, para evitar que a desigualdade, a exclusão, o preconceito e a falta de acesso aos serviços seja um impedimento na vida desses indivíduos que merecem a nosso respeito e solidariedade”, finaliza a presidente.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *