Display tátil permite que cegos sintam fogos de artifício

O projeto Feeling Fireworks, da Disney Research, permite que pessoas com deficiência visual vivam a experiência da queima de fogos de maneira tátil

Foto de uma jovem mulher de olhos fechados, sorrindo. Sua mãe direita erguida está erguida e exibe projeções de fogos de artifício saindo da palma
Compartilhe:

A Disney Research é o braço da casa do Mickey, responsável pelo desenvolvimento de produtos e tecnologias que podem ou ser incorporadas em suas soluções, como disponibilizadas para outros. Há um consenso que seus cientistas são um pouco bruxos: eles já apresentaram projetos como técnicas revolucionárias para a criação de CGIs com gelo, água ou ressuscitação de atores falecidos, já brincaram com robótica, animatrônicos, drones, edição de vídeo e áudio, redes neurais e reconhecimento facial.

A diferença da Disney Research para outros institutos é que não importa se a pesquisa envolve high ou low tech, o importante é apresentar resultados que causem impacto nas pessoas que virão a consumir tais produtos. Em seu mais recente projeto, apresentado em parceria com a ETH Zurich, a organização traz um display tátil que permite a deficientes visuais de diversos graus, desde os com visão reduzida aos completamente cegos possam apreciar algo tão simples como… fogos de artifício.

Quem já foi à Disneyworld sabe que o show de fogos que encerra os eventos do parque todas as noites é um espetáculo e tanto, mas essencialmente visual. Assim nasce o projeto Feeling Fireworks, uma série de jatos de água esguichados contra uma tela flexível, que retornam feedback háptico programado. Desta forma, cegos e pessoas com baixa visão podem utilizar as mãos para sentir através do tato o que está acontecendo nos céus.

O estudo da Disney Research demonstra que os efeitos psicológicos nos usuários é o mesmo tanto para quem teve contato com os fogos de artifício com os olhos quanto pelo tato.

Além disso, o projeto como um todo é muito barato e completamente escalável. Logo é possível instalar telões táteis enormes nos parques da Disney permitindo que todos, sem exceção possam apreciar o evento sem intermediários.

O vídeo demonstra a experiência, com duas moças com deficiência visual tateando o dispositivo que emula a queima de fogos. Confira:

Fonte: Meio Bit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *