Aracaju passa a ter praia acessível para pessoas com deficiência

Projeto “Praia para Todos” vai funcionar aos sábado no Mosqueiro, na capital sergipana

Foto em plano aberto de uma praia com diversas pessoas na parte rasa do mar
Compartilhe:

O portal G1 publicou matéria sobre o projeto “Praia Acessível” em Aracaju, no Sergipe. Confira abaixo a matéria na íntegra:

Com o objetivo de democratizar o acesso à praia das crianças e adolescentes com deficiência, especialmente cadeirantes, para participarem de atividades esportivas e recreativas, foi lançado, no dia 17/2, o projeto “Praia para Todos” da capital de Sergipe.

Todos os sábados, das 8h às 12h, no bar Solarium na Praia da Aruana, Bairro Mosqueiro, em Aracaju (SE), o público vai ser acompanhado por profissionais e monitores capacitados. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Juventude e Esporte, com o governo estadual, o Ministério Público Estadual, universidades, conselhos das pessoas com deficiência e a organização Estrelas do Mar, pioneira na realização das atividades de inclusão na praia.

“O nosso objetivo é dar maior abrangência a uma experiência que já existia com a organização Estrela do Mar. O banho de mar pode ser uma coisa simples para nós, mas para estas pessoas é algo de grande valor”, afirmou o secretário da Juventude e Esporte, Jorge Araújo Filho.

“Estou muito feliz em ver que esta iniciativa, que nasceu do empenho de alguns cidadãos voluntários, se transforma agora num projeto maior, com a participação de vários parceiros e com o aporte financeiro através da compra de equipamentos, que dão as condições para o banho de mar assistido. Agora, qualquer pessoa, inclusive aquela com deficiência, terá seu direito assegurado”, disse o responsável pela organização Estrelas do Mar e idealizador do projeto, Byron Silva.

Investimentos

No projeto foram investidos R$ 67,7 mil, a prefeitura adquiriu e doou para o projeto 30 pranchas de body board (15 delas adaptadas), 10 cadeiras de rodas anfíbias, 50 camisas com proteção ultravioleta e protetor solar. No evento de lançamento, na Praia da Aruana, Edvaldo garantiu que haverá dotação orçamentária específica para a manutenção do programa.

“O lançamento deste programa, que é a garantia de aporte financeiro para um projeto que já vinha sendo realizado de forma voluntária, demonstra, na prática, aquilo que está no nosso planejamento estratégico, que é tornar Aracaju uma cidade inteligente, humana e criativa”, afirmou o prefeito.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *