Memorial da Inclusão expõe reproduções acessíveis sobre o Saci-Pererê

Exposição “Isso é coisa de Sacy!” conta com 20 cartuns e suas reproduções acessíveis elaboradas por pessoas com e sem deficiência visual

Ilustração em fundo amarelo do Saci Pererê fumando um cachimbo. Ele é negro, usa gorro e touca vermelhas e está de perfil, no lado direito
Compartilhe:

O Memorial da Inclusão recebe a mostra “Isso é coisa de Sacy!”, de 6 de abril a 29 de maio. A mostra é composta por 20 cartuns de artistas brasileiros sobre o personagem do folclore brasileiro Saci-Pererê. Ao lado de cada obra original será exposta sua respectiva reprodução acessível criada por pessoas com e sem deficiência visual. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 13h às 17h. O Memorial da Inclusão está localizado na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10, na Barra Funda.

As obras foram produzidas com materiais como papel fotográfico com folhas em E.V.A., botões, barbantes e relevos para criar texturas e possibilitar a diferenciação pelo toque. Presente na cultura popular brasileira e popularizado pelo escritor Monteiro Lobato no ano de 1919, o Saci-Pererê é um dos principais personagens do folclore brasileiro. Os cartuns expostos na mostra propõem debater, com bom humor, o direito à diferença corporal e à diversidade humana com base na complexidade das lendas em torno do Saci.

Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

O quê: Exposição Isso é coisa de Sacy!
Quando: de 6/4 a 29/5; de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, das 13h às 17h
Onde: Memorial da Inclusão – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP
Obs.: Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *