NatGeo Kids estreia Pablo, desenho protagonizado e dublado só por autistas

Segundo o canal, o objetivo do desenho é ajudar na conscientização de pais e filhos, além da “diversidade, integração e promoção do tema”

Cena do programa "Pablo", animação com traços infantis e assimétricos em tons pasteis. Em um gramado, um garoto com cabelos castanhos está rodeado por um dinossauro, um pássaro, um rato, uma girafa, um macaco e uma ovelha
Compartilhe:

O jovem canal NatGeo Kids, disponível na TV paga e por serviço de streaming, está exibindo duas vezes por dia a animação “Pablo”.

Trata-se de uma mistura de animação e “live action” que tem como protagonista, personagens e dubladores apenas crianças com o chamado TEA (Transtorno de Espectro Autista).

Segundo o canal, o objetivo do desenho é ajudar na conscientização de pais e filhos, além da “diversidade, integração e promoção do tema”.

“A missão no National Geographic é inspirar as pessoas a alcançar um mundo mais equilibrado, e ‘Pablo’ permite promover a inclusão de maneira inovadora e divertida para crianças e pais”, diz Diego Reck, vice-presidente executivo do National Geographic Partners para a América Latina.

O canal deu um passo à frente e utilizou na animação apenas dubladores que têm, em maior ou menor grau, autismo, e também ajudaram a escrever histórias.

“Estamos orgulhosos que sete crianças e jovens com autismo e suas famílias tenham participado da dublagem de” Pablo “em espanhol. É realmente emocionante testemunhar a dedicação e esforço neste projeto “, afirma Reck.

Segundo o CDC (Centro para o Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), cerca de 1% da população mundial é impactada pela dificuldade de comunicação e interação social causadas pelo autismo.

Histórias Reais

No desenho, Pablo enfrenta os mesmos problemas que uma criança real com autismo teria: ansiedade, insegurança, medos diversos (como o de cortar o cabelo, por exemplo), dor quase física com barulhos muito altos, ou mesmo o receio de interagir com outras pessoas e crianças.

Por meio de desenhos “mágicos”, ele usa seu hermético mundo interior, e os amigos, para superar seus problemas.

O NatGeo Kids é um canal por assinatura (que infelizmente não está em pacotes básicos) lançado em outubro de 2017 no Brasil.

Dedicado a crianças de 3 a 11 anos, é parte do Grupo Fox.

O quê: Pablo
Onde: NatGeo Kids
Horário: Faixa das 11h e 17h, diariamente

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *