CCJ discute acessibilidade para PCDs em instituições de ensino

Projeto obriga as instituições de ensino públicas e privadas de São Paulo a oferecerem acessibilidade para pessoas com deficiência

Em fundo roxo, ícone de um capelo em branco
Compartilhe:

Em reunião realizada nesta terça feria (26/6), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) concedeu parecer favorável ao PL 697/2017. O Projeto obriga as instituições de ensino públicas e privadas de São Paulo a oferecerem acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs).

De acordo com o vereador Claudio Fonseca (PPS), os equipamentos públicos de educação e saúde devem ser referenciais de políticas públicas. “Num espaço público, como numa escola, é preciso ter a adaptação de todas as estruturas que permitam a acessibilidade”, comentou o autor do PL.

Outro projeto que também foi analisado pela CCJ foi o PL 175/2018, do vereador Jair Tatto (PT), autoriza o Poder Executivo a inserir nas disciplinas da grade curricular de ensino das escolas municipais da capital, conteúdos relativos ao trabalho da Defesa Civil.

“Nós fizemos uma alteração no texto, pois o documento trazia a obrigatoriedade, no entanto, a grade curricular é regulamentada pelo MEC (Ministério de Educação Cultura) e não pela Prefeitura de São Paulo, assim sendo a disciplina fará parte do currículo extracurricular e será tratando como atividade complementar e não como matéria obrigatória”, comentou o relator do Projeto, vereador Reis.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *