Venda de autos com isenção para PCDs bate recorde no primeiro semestre

A lei também vale para pessoas com mobilidade reduzida em graus elevados, como: tendinite crônica e problemas graves na coluna, quadril, joelho e outros

Foto em uma grande feira, com um homem cadeirante entrando em um carro vermelho
Compartilhe:

A venda de carros para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida disparou nos primeiros 6 meses de 2018. Levantamento da Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva (Abridef) mostra que as vendas de carros com isenção de impostos já atingiram, no primeiro semestre de 2018, quase que a totalidade do volume veículos vendidos na mesma condição em todo o ano passado (2017). Em 2016, foram vendidos 139 mil veículos com isenção e em 2017, esse volume passou de 187 mil carros.

O desempenho crescente desse mercado deve-se à lei de isenção para pessoas com deficiência, que vigora há mais de 20 anos e, em 2013, foi estendida a familiares das pessoas que não podem dirigir, como as que têm deficiência visual, mental ou física grave. O mesmo vale para pessoas com mobilidade reduzida em graus elevados, como: tendinite crônica e problemas graves na coluna, quadril, joelho e outros. Isso significa que, praticamente, 1 pessoa em cada 2 brasileiros tem direito à isenção de impostos na hora da compra de automóveis 0 Km.

“Pela legislação em vigor, milhares de brasileiros se enquadram no direito à compra de automóveis de até R$ 70 mil com isenção de impostos (IPI, IPVA, IOF e ICMS). O benefício pode gerar um desconto no valor total do carro, que pode chegar até a 30%. Os veículos são registrados no nome da pessoa beneficiada pela lei, mas também poderão ser conduzidos pelos tutores ou cuidadores legais”, informa Rodrigo Rosso, presidente da Abridef e organizador da Mobility & Show 2018, uma das maiores feiras de tecnologia e inovação para pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, que acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 27, 28 e 29 de julho, no Riocentro na Barra da Tijuca com entrada franca.

O objetivo da Mobility & Show 2018 é oferecer test-drive, infraestrutura, serviços e completa consultoria gratuita para aquecer ainda mais este mercado em franco crescimento. “Somente na Mobility Rio 2018 serão mais de 10 marcas de automóveis com seus carros adaptados à disposição do público.

Os visitantes poderão realizar test-drive e obter todas as informações e orientações sobre a compra e as isenções, tudo de forma gratuita”, diz Rosso. Estarão presentes: Fiat, Jeep, Citroën, Toyota, Nissan, GM, Honda, Volvo, BMW e Peugeot. “A expectativa é que sejam realizados mais de 800 test-drivers com foco em contribuir para o crescimento desse segmento do mercado automobilístico”, ressalta Rosso.

A Mobility & Show Rio acontecerá de 27 a 29 de julho de 2018, no Riocentro, na Avenida Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A entrada é gratuita, assim como todas as atrações do evento. Mais informações pelo telefone 0800 772 661 2.

Fonte: SEGS – Portal Nacional de Seguros

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *