Curso online oferece interpretação em LIBRAS

O curso voltado para a área de gestão em recursos humanos é o pioneiro na plataforma a oferecer recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência

Em fundo roxo, ícone branco com duas mãos gesticulando e representa Libras
Compartilhe:

O curso “Contratação de Pessoas com Deficiência e Gestão Inclusiva”, criado pela Santa Causa e disponibilizado por meio da plataforma Udemy é o primeiro curso online com intérprete da Língua Brasileira de Sinais, a LIBRAS.

Apesar de ser reconhecida como língua oficial do país (Lei nº 10.436/02) ainda são poucos os espaços educativos, culturais ou profissionais a ofertarem o recurso para pessoas com deficiência auditiva. Além da LIBRAS, o curso também conta com os recursos de legenda, transcrição e descrição das imagens.

“Contemplar a diversidade é sempre um desafio, mas não poderíamos fazer diferente, já que essa é a bandeira que carregamos e acreditamos”, enfatizou Rafael Publio, um dos instrutores do curso.

As aulas foram criadas com o intuito de ajudar, principalmente, profissionais de recursos humanos e gestores a desenvolverem programas de inclusão com o objetivo de cumprir a Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91) e investir em equipes mais diversas. A chamada Lei de Cotas exige que empresas com 100 ou mais funcionários contratem um percentual que varia de 2% a 5% de pessoas com deficiência.

A lei, que completa 27 anos este ano, ainda está longe de ser cumprida. Somente 418 mil pessoas com deficiência estão empregadas no país, isso representa menos de 1% das vagas de emprego existentes. Segundo Aline Morais, instrutora do curso “essa dificuldade ainda está muito associada ao desconhecimento sobre o universo da pessoa com deficiência, o que causa um preconceito em relação a sua capacidade de trabalho, dificultando a contratação”. O curso busca, justamente, trazer mais informações sobre o tema e proporcionar às empresas o conhecimento necessário para, não só cumprir a lei, mas contratar profissionais que irão agregar valor às equipes.

Os autores do curso querem com isso dar acesso ao conteúdo, também, para os profissionais com deficiência, mas ir além e incentivar que outras organizações produzam seus conteúdos e materiais digitais em formato acessível. Já que, a maioria dos conteúdos disponibilizados na web não oferecem recursos como LIBRAS, audiodescrição e legenda, imprescindíveis para garantir a acessibilidade no ambiente digital.

A interpretação para a LIBRAS foi realizada por meio de uma parceria entre a Santa Causa, idealizadora do curso e a organização sem fins lucrativos Vem Sonhar, que atua com a inclusão de pessoas com deficiência auditiva. A intérprete de LIBRAS Amanda Ballarin foi a responsável pela tradução do curso na íntegra. Há descontos no momento da inscrição para quem adicionar o código SANTACAUSA10.

Para mais informações sobre o curso acesse o site da Udemy ou o site da Santa Causa Boas Ideias & Projetos.

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *