Prefeitura de Campo Grande inicia curso de barbeiro e cabeleireiro para PCDs

As aulas integram a programação em celebração ao mês da pessoa com deficiência

Foto de uma sala fechada, com pessoas de diversas idades reunidas em círculo durante aula de barbearia. Algumas delas estão em cadeiras de rodas
Compartilhe:
A| Prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria dos Direitos Humanos (SDHU) começou nesta terça-feira, 11/9, mais um curso de barbeiro e cabeleireiro. O diferencial, desta vez, são alunos com algum tipo de deficiência que, nesta etapa, incluem três homens e sete mulheres.

O instrutor Marcos Rogério inicia o curso em setembro, mês de celebração da pessoa com deficiência: “A gente vê que as pessoas com algum tipo de limitação é capaz de desenvolver outras habilidades e aprender mais uma profissão na vida. Eles vão ter uma profissão e a própria renda. No mês de dezembro estarão preparadas para trabalhar no salão de beleza ou numa barbearia”.

De acordo com o subsecretário da Subsecretaria dos Direitos Humanos, Ademar Vieira Júnior este é o primeiro de muitos cursos que será feito pela Subsecretaria.

“Os alunos terão apostilas e receberão todas as instruções necessárias para fazer um bom corte de cabelo. Este trabalho é mais do que uma qualificação e mostra que as pessoas com deficiência são capazes de desenvolver qualquer trabalho. Acreditamos nelas e estamos promovendo este curso”, comenta Ademar Júnior.

O coordenador de Apoio a Pessoa com Deficiência, David Marques destaca que uma pessoa que possui algum tipo de deficiência é capaz de desenvolver outras habilidades.

“Estamos começando com uma turma pequena, mas temos certeza que nos próximos cursos a sala estará cheia de alunos. O curso vai ser um sucesso e o desafio deles é superar as próprias dificuldades. Este mês ocorrerão varias ações da coordenadoria da pessoa com deficiência, por meio da SDHU, e o curso de cabeleireiro para PCDs e um marco na gestão, que faz com que a inclusão, cada vez mais se fortaleça. Sabemos que o trabalho dignifica o homem e daqui sairão profissionais competentes para exercer esta função”, disse David.

Suzana Vieira foi a primeira a experimentar a fazer um corte de cabelo e está na expectativa de aprender a nova profissão: “Nós temos toda a estrutura da SDHU. Vamos ter a apostila com todas as normas e estilos de cortes. Para nós é uma superação a mais e temos que agradecer a Prefeitura por esta oportunidade”, comentou Suzana.

O curso acontecerá na Subsecretaria dos Direitos Humanos todas as terças no período da tarde e terá duração de três meses.

Fonte: A Crítica Site externo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *