Mais inclusão no transporte público de Natal

Prefeitura instala sinalização em Braille em paradas de ônibus da cidade; serviço atende a uma reivindicação antiga dos usuários com deficiência visual

Foto em plano detalhe das placas de ônibus com informações sobre as linhas em numerais e braille
Compartilhe:

O sistema de transporte coletivo da capital potiguar está passando por melhorias. Uma delas garante mais inclusão às pessoas com deficiência visual da cidade. A Prefeitura de Natal começou a instalar nos pontos de ônibus o sistema de identificação de linhas em Braille. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn).

A nova sinalização está sendo instalada em locais acessíveis ao toque dos dedos do usuário com deficiência visual, possibilitando a identificação dos destinos que operam nas plataformas de embarque e desembarque de passageiros.

Os pontos de ônibus com o sistema em Braille já instalado são a avenida Prudente de Morais (paradas Morton Farias e Francisco Borges de Oliveira, em Lagoa Nova; e parada Anísio Teixeira, no Tirol); a rua dos Caicós (parada Joaquim Honório, no Alecrim); av. Gustavo Cordeiro de Farias (parada Le Rivage, na Ribeira); av. Rio Branco (parada Ulisses Caldas, na Cidade Alta); av. João Medeiros Filho (parada UERN, e Santa Luiza, no Potengi); e av. dos Potiguares (paradas Virgílio Trindade e APAE, em Lagoa Nova).

De acordo com a STTU, a expectativa é de que até o final deste ano 100 abrigos tenham a mesma sinalização. Ao todo, a capital potiguar possui 600 abrigos e a meta da gestão municipal é de que, em 2020, 25% deles tenham a identificação em Braille. “Essa iniciativa é muito importante, pois promove inclusão e gera independência às pessoas com deficiência visual em nossa cidade. Gostaríamos de estender o benefício para 100% das nossas paradas de ônibus, mas nem todas têm as condições de receber o sistema. Essa era uma antiga reivindicação e temos a satisfação de realizar”, destaca o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Os membros da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte aprovaram a ação. O presidente da instituição, Ronaldo Tavares, fez uma visita técnica ao abrigo de passageiros localizado na avenida Cordeiro de Farias, na Ribeira, e elogia a medida: “A implantação da sinalização contempla uma luta histórica para pessoas com deficiência visual na cidade de Natal e promove a autoestima destes usuários no sistema de transporte do município. Parabenizo a Prefeitura do Natal pelo trabalho e a todos nós por mais essa conquista”, afirma Tavares.

Fonte: G1

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *