A Editora Unesp disponibilizou gratuitamente o e-book “Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de física”, do professor de educação para a ciência Eder Pires de Camargo.
Escrito em 2012, o material analisa os obstáculos para incluir os estudantes cegos no aprendizado de conhecimentos como óptica, eletromagnetismo, mecânica, termodinâmica e física moderna, e sugere formas de viabilizar a participação e o entendimento.
“O livro desafiou futuros professores a planejarem e aplicarem aulas para uma classe com 37 alunos, dois deles com deficiência visual. A obra traz as dificuldades que ocorreram no processo e como foram solucionadas”, descreve o docente.
“Um problema interessante que surgiu é que os educadores achavam, inicialmente, que deveriam preparar as aulas, procedimentos e materiais duplicados: para os estudantes com e sem deficiência visual. Quando é possível preparar metodologias comuns aos dois grupos, sem deixar de considerar as especificidades de todos”, explica.
Os professores que acessarem o e-book também terão contato com sugestões de atividades, como a peça “Luz: onda ou partícula?”, que pode ser aplicada com os alunos.
Fonte: Instituto Net Claro Embratel
E quem vai embarcar e desembarcar o cadeirante?
Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.
Sou cadeirante e muitas vezes não dá a cadeira no porta malas por causa do gás.