Professor cego cria e-book com dicas para inclusão de alunos cegos no aprendizado da física moderna

Unesp disponibiliza gratuitamente o e-book que traz sugestões de práticas, metodologias e materiais

Foto do professor Eder Pires de Camargo mostrando um projeto de física para um aluno
Compartilhe:

A Editora Unesp disponibilizou gratuitamente o e-book “Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de física”, do professor de educação para a ciência Eder Pires de Camargo.

Escrito em 2012, o material analisa os obstáculos para incluir os estudantes cegos no aprendizado de conhecimentos como óptica, eletromagnetismo, mecânica, termodinâmica e física moderna, e sugere formas de viabilizar a participação e o entendimento.

“O livro desafiou futuros professores a planejarem e aplicarem aulas para uma classe com 37 alunos, dois deles com deficiência visual. A obra traz as dificuldades que ocorreram no processo e como foram solucionadas”, descreve o docente.

“Um problema interessante que surgiu é que os educadores achavam, inicialmente, que deveriam preparar as aulas, procedimentos e materiais duplicados: para os estudantes com e sem deficiência visual. Quando é possível preparar metodologias comuns aos dois grupos, sem deixar de considerar as especificidades de todos”, explica.

Os professores que acessarem o e-book também terão contato com sugestões de atividades, como a peça “Luz: onda ou partícula?”, que pode ser aplicada com os alunos.

Fonte: Instituto Net Claro Embratel

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *