Apple patenteia óculos que pode ajudar pessoas com deficiência visual

Dispositivo que permitirá enxergar elementos obstruídos no campo de visão pode ser lançado em 2020

Tela preta com o logotipo da Apple, uma maçã mordida, em branco. Há uma barra de carregamento, indicando atualização
Compartilhe:

 

Uma nova patente registrada pela Apple no Escritório de Registros e Patentes dos Estados Unidos pode se tornar uma alternativa para pessoas com deficiência visual e outros problemas de visão. Isso porque a empresa parece estar desenvolvendo uma tecnologia que permitiria uma pessoa enxergar elementos obstruídos no campo de visão.

A patente fala de uma tecnologia de “distorção de imagem”, que levaria em conta qualquer tipo de obstrução de visão que o usuário possa ter (como catarata, por exemplo). Ao fazer uma análise do ambiente no campo de visão da câmera, processa a imagem captada pelos sensores contra a imagem vista pelo campo de visão do olho obstruído. Aplicando assim uma “distorção” na região da obstrução que permite ao usuário enxergar todos os elementos do ambientes que estavam sendo escondidos por essa obstrução. Ela também permitiria aplicar efeitos de zoom na imagem, o que a tornaria interessante até para quem possui a visão perfeita.

Apesar de o registro da patente mostrar essa tecnologia sendo usado no que parece ser um smartphone ou tablet, o mais provável é que ela seja usada em um futuro óculos de realidade aumentada (RA). O que de acordo com diversos analistas deverá ser lançado no mercado ainda no primeiro semestre de 2020.

Caso o futuro Apple Glass tenha mesmo essa tecnologia, ela pode se mostrar algo extremamente importante para pessoas com problemas visuais diversos que não causam cegueira completa, mas influenciam na capacidade de ver o mundo.

 Fonte: Canaltech

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *