Surdos podem acionar o Corpo de Bombeiros por meio de aplicativo em SC

Aplicativo SOSurdo conta com informações disponíveis em textos e vídeos gravados na Língua Brasileira de Sinais

Foto de uma mão feminina segurando um smartphone. Na tela, aparece o aplicativo SOSurdo para download.
Compartilhe:

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina lançou aplicativo que permite a surdos pedir ajuda em casos de emergência. Pela ferramenta, o usuário pode selecionar a ocorrência que deseja ser atendida e acionar a equipe. As informações estão disponíveis em textos e vídeos, gravados na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O SOSurdo é para uso exclusivo dos surdos. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez o usuário deve preencher um cadastro para informar seus os dados pessoais, contato e endereço.

Para evitar trotes e garantir a autenticidade de quem usa é preciso incluir fotos de documentos oficiais, além de uma imagem do usuário com o documento em mãos. O app também possui reconhecimento da localização.

A ferramenta foi desenvolvida em software livre com código aberto o que permite que outras corporações possam utilizá-lo. Está disponível para o sistema IOS e Android.

Foi desenvolvida pela Divisão de Tecnologia da Informação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em parceria com a comunidade surda catarinense.

Fonte: G1 SC

6 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *