Surdos podem acionar o Corpo de Bombeiros por meio de aplicativo em SC

Aplicativo SOSurdo conta com informações disponíveis em textos e vídeos gravados na Língua Brasileira de Sinais

Foto de uma mão feminina segurando um smartphone. Na tela, aparece o aplicativo SOSurdo para download.
Compartilhe:

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina lançou aplicativo que permite a surdos pedir ajuda em casos de emergência. Pela ferramenta, o usuário pode selecionar a ocorrência que deseja ser atendida e acionar a equipe. As informações estão disponíveis em textos e vídeos, gravados na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O SOSurdo é para uso exclusivo dos surdos. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez o usuário deve preencher um cadastro para informar seus os dados pessoais, contato e endereço.

Para evitar trotes e garantir a autenticidade de quem usa é preciso incluir fotos de documentos oficiais, além de uma imagem do usuário com o documento em mãos. O app também possui reconhecimento da localização.

A ferramenta foi desenvolvida em software livre com código aberto o que permite que outras corporações possam utilizá-lo. Está disponível para o sistema IOS e Android.

Foi desenvolvida pela Divisão de Tecnologia da Informação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em parceria com a comunidade surda catarinense.

Fonte: G1 SC

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *