Meu filho é disléxico? 7 sinais para ficar atento

O Instituto ABCD, que oferece o aplicativo EduEdu gratuitamente para reforço escolar, lista sinais que devem ser observados no comportamento das crianças

Foto de uma criança com um lápis amarelo na mão direita, sobre um caderno aberto. Ela está com o rosto apoiado sobre o caderno.
Compartilhe:

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem. “Seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico dos alunos e não existe nenhuma outra alteração que justifique as dificuldades observadas. Ela afeta, principalmente, o processo de alfabetização”, explica Juliana Amorina, diretora-presidente do Instituto ABCD, organização sem fins lucrativos que trabalha desde 2009 para melhorar a vida de pessoas com dislexia.

O instituto, que oferece o aplicativo EduEdu gratuitamente para reforço escolar, listou 7 sinais que devem ser observados no comportamento das crianças:

1 – Dificuldade em aprender o alfabeto: a criança com dislexia pode ter dificuldade em lembrar da ordem alfabética e do som de cada letra. Por isso é importante uma prática mais sequencial e diária.

2 – Dificuldade para nomear palavras simples: palavras que são muito usadas no dia a dia, mas que a criança encontra dificuldades para lembrar, usando frequentemente as palavras “coisa”, “isso” e “aquilo”.

3 – Dificuldade na leitura: o aluno com dislexia normalmente possui uma dificuldade para a leitura, fazendo de forma mais lenta, com erros de fluência e entonação.

4 – Dificuldade de escrita: A criança com dislexia encontra dificuldades para escrever, incluindo erros ortográficos e/ou letras na ordem errada.

5 – Dificuldade nas habilidades matemáticas: o aluno com dislexia enfrenta dificuldades para decorar e nomear informações numéricas, como a tabuada.

6 – Trocar os sons na palavra (popica/pipoca) ou confundir palavras semelhantes (umidade/humanidade)

7 – Dificuldade na produção de textos, com velocidade abaixo do esperado pela escolaridade.

Fonte: Instituto ABCD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *