Inclusão é um dos temas da 5ª Semana Senac de Leitura Digital

Evento on-line, que tem início no dia 13 de outubro e segue até 17, tem foco no poder transformador da leitura para todos e aborda questões atuais

Arte em forma de cartaz vertical sobre a quinta edição da Semana Senac de Leitura Digital
Compartilhe:

A inclusão é um dos principais temas da 5ª Semana Senac de Leitura Digital. O evento acontece entre os dias 13 e 17 de outubro de forma totalmente digital pelo seu canal do YouTube, no Microsoft Teams e redes sociais de algumas unidades. A programação é gratuita e segue a temática Diversidade: muitas formas de ler e aprender o mundo.

Em transmissão ao vivo realizada das 15h às 16h30, no dia 14, intitulada “Deficiência visual: muitas formas de ler o mundo”, o professor Paulo Venâncio, da unidade Senac Tatuapé, fará um mergulho na escrita e leitura para pessoas cegas. Com a participação de Victor Caparica, Marielle Falvo e Izete Malaquias, o evento irá abordar a inclusão em ambientes de estudo, como as bibliotecas, as tecnologias assistivas hoje disponíveis e a audiodescrição.

No mesmo dia, quarta-feira, das 19h às 20h30, “Inclusão e leitura no Brasil” destrincha a mais recente pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró Livro e do Itaú Cultural, que aponta: apenas 52% dos brasileiros são considerados leitores, ou sejam, leram ao menos um livro nos últimos três meses. A bibliotecária Carli Cordeiro conduz o bate-papo, que contará com a presença da socióloga Zoara Failla, que esteve à frente da pesquisa, da escritora Debora Jardim Jardim e do locutor e editor de áudio e vídeo Tavinho Junior, que vão discutir os meios e os fins da produção de livros com temática inclusiva, passando pelas obras visuais e audiovisuais.

Como forma de levar e incentivar a leitura para todos com temas atuais, este ano, o evento será on-line e contará com palestras e bate-papos relacionados a grupos minorizados, relações étnico-raciais, produções periféricas, representatividade, acessibilidade e biblioterapia. Na programação, diversas ações paralelas, com destaque para a produção de conteúdo acessível nas redes sociais das unidades da instituição, com debates, saraus, contação de histórias, oficina de escrita e clube de leitura.

Para participar não há necessidade de inscrição prévia. A divisão dos temas centrais é dada de acordo com cada dia do evento: sendo diversidade de gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional, respectivamente. Consulte a programação em www.sp.senac.br/semanadeleitura .

Serviço:

13/10

Atividade: Diversidade: muitas formas de ler o mundo

No dia 13/10, das 19h às 20h30, com transmissão pelo YouTube do Senac São Paulo, o docente Paulo Venâncio, da unidade Tatuapé, será o mediador da transmissão que aborda a escrita e a leitura sob a perspectiva da pessoa cega. Victor Caparica, um dos convidados, expõe sua vivência no universo da audiodescrição e como consultor-validador de roteiros, enquanto Marielle Falvo compartilha sua experiência com as tecnologias assistivas e sobre como galgou sua autonomia diante dos desafios da aprendizagem. Já Izete Malaquias, bibliotecária da unidade Aclimação e pesquisadora de soluções para a inclusão em ambientes de estudo, apontará caminhos para tornar as bibliotecas locais mais inclusivos, fazendo uso dos recursos tecnológicos.

14/10

Atividade: Deficiência visual: muitas formas de ler o mundo

No dia 14/10, das 15h às 16h30, com transmissão pelo YouTube do Senac São Paulo, o docente Paulo Venâncio, da unidade Tatuapé, será o mediador da transmissão que aborda a escrita e a leitura sob a perspectiva da pessoa cega. Victor Caparica, um dos convidados, expõe sua vivência no universo da audiodescrição e como consultor-validador de roteiros, enquanto Marielle Falvo compartilha sua experiência com as tecnologias assistivas e sobre como galgou sua autonomia diante dos desafios da aprendizagem. Já Izete Malaquias, bibliotecária da unidade Aclimação e pesquisadora de soluções para a inclusão em ambientes de estudo, apontará caminhos para tornar as bibliotecas locais mais inclusivos, fazendo uso dos recursos tecnológicos.

Atividade: Inclusão e leitura no Brasil

A bibliotecária Carli Cordeiro conduz no dia 14/10, das 19h às 20h30, com transmissão pelo YouTube do Senac São Paulo, a transmissão online sobre inclusão ao lado da socióloga Zoara Failla, que apresentará os resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, uma vez que respondeu pelo estudo nos últimos três anos.

Completando o encontro, o bibliotecário Luis Claudio Borges, doutorando em Ciência da Informação, trará informações e dados sobre inclusão nas bibliotecas, mediação da informação e inclusão social. Estão confirmadas, ainda, as presenças de Débora Jardim Jardim, escritora e bibliotecária, com especialização em Teoria e Prática na Formação do Leitor e atualmente sócia da Editora Palavreado, e Tavinho Junior, que vão desenvolver questões sobre a produção de livros com temática inclusiva, o universo dos audiolivros e a audiodescrição de obras visuais e audiovisuais.

A programação completa da Semana Senac de Leitura Digital (institucional e unidades) está disponível em: http://www.sp.senac.br/semanadeleitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *