Pacote de acessibilidade do Android aprimora os controles por gestos

Atualização oferece mais alternativas às atuais opções de deslizamento de um dedo na tela ou no sensor de impressão digital

pessoa mexendo no celular
Compartilhe:

Pacote de Acessibilidade do Android agora oferece recursos de controle do aparelho com gestos na tela, utilizando dois ou três dedos.

A novidade está disponível na versão 9.0, em distribuição gradual na Play Store, mas precisa ser habilitada em um menu dentro das configurações do recurso TalkBack — voltado originalmente para leitura da tela.

Com a atualização instalada, basta abrir o aplicativo de Configurações do Android e entrar na opção Acessibilidade > TalkBack. Nas configurações do recurso, acesse “Configurações do desenvolvedor” e, ao final da lista de opções, a tela deve mostrar uma opção “Habilitar gestos …”. Ao ser ativada, ela libera uma nova opção no menu “Gestos” dentro das configurações do TalkBack.

A atualização inclui gestos com dois ou três dedos, oferecendo mais alternativas às atuais opções de deslizamento de um dedo na tela ou no sensor de impressão digital. Os novos gestos permitem uma maior gama de controle do aparelho, especialmente para usuários com deficiência visual.

Fontes: Canal Tech e XDA Developers