Conheça 5 atividades que ajudam crianças autistas

Guia feito pelo Instituto Mauricio de Sousa e Revista Autismo dá diversas dicas

Arte com fundo azul e ilustração do personagem André, que é autista, com diversos brinquedos ao seu redor, como carrinhos, caminhões e barcos. Há o texto Instituto Mauricio de Sousa - Brasil/2021
Compartilhe:

Hoje, 18 de junho, é Dia do Orgulho Autista. Na data, o Instituto Mauricio de Sousa e a Revista Autismo divulgaram um guia com atividades que podem ajudar na autoestima e autonomia dessas crianças. Confira mais na nota:

Muitas famílias tiveram que usar a criatividade durante a pandemia para pensar em atividades para as crianças, principalmente as que estão ainda sem ir presencialmente à escola. O desafio é ainda maior para os autistas que estão sem aulas presenciais e sem terapia em muitas ocasiões.

O Instituto Mauricio de Sousa e a Revista Autismo produziram um guia com cinco dicas de atividades que podem ser muito úteis a todas as crianças, mas, em especial, às autistas, ainda mais no Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho.

1 – Brinquedos espalhados pelo chão, por exemplo, podem virar uma atividade para os pequenos. Nessa bagunça, cada brinquedo “resgatado” e guardado numa gaveta ou baú, vale ponto. Os itens menores, que exigem mais coordenação motora fina, valem mais pontos. Assim, pode-se arrumar a bagunça de maneira divertida e estimulando a habilidade da criança. E no fim, comemorar mais uma conquista para se orgulhar!

2 – Quem está na foto? Que tal pedir para a criança nomear as pessoas que ela conheça nas fotos? Isso auxilia a memória e a abstração. Podemos pedir para ela contar uma história sobre aquela foto e trabalhar a criatividade. Coloque também foto da própria criança. São inegáveis os benefícios de reconhecer-se e valorizar-se como pessoa!

3 – Faça um buraco numa caixa (pode ser de sapato) num tamanho para passar somente a mão. Coloque dentro alguns objetos e peça para a criança adivinhar o que é somente pelo tato. Não vale espiar, hein? Isso estimula não só o tato, como a comunicação e a habilidade de descrever objetos. Dar pulos para comemorar e aplaudir o sucesso da criança não só incentiva como também melhora muito sua autoestima.

4 – Fique em frente à criança e faça vários movimentos. Ela tem que imitar ao mesmo tempo em que você faz os gestos! Não vale ir muito depressa ou pular etapas. Esta atividade trabalha os domínios atencionais e de controle inibitório. E, se ver no espelho, ajuda a valorizar sua imagem e a si mesmo, claro!

5 – Por fim, uma atividade que pode ser feita o dia todo, nos pequenos detalhes do dia a dia. É importante que a criança continue com a autonomia conquistada. Nada de fazer pelos pequenos as coisas que eles fazem sozinhos na escola. É legal elogiar sempre o que a criança fizer e conseguir. É muito bom demonstrar o quanto ela é valorizada e o quanto você a ama.

Guia

Estas e outras atividades e recomendações estão no guia gratuito “Dicas de atividades para as crianças, em especial as autistas, fazerem em casa” no site do Instituto Mauricio de Sousa. A estrela da capa e das páginas internas do material é o André, o personagem autista da Turma da Mônica.

“O nosso personagem André nos deixa muito felizes por estar, cada vez mais, ganhando reconhecimento e contribuindo para levar essa representatividade à comunidade autista. E também informações corretas que ajudam as famílias a apoiar o pleno desenvolvimento das crianças que fazem parte do Transtorno do Espectro do Autismo. Esse guia é um exemplo das ações com o personagem com esse objetivo”, comenta Mauricio de Sousa.

Com informações da assessoria de imprensa.

Uma resposta para “Conheça 5 atividades que ajudam crianças autistas”

  1. Boa tarde, Pra mim está sendo muito valioso ,pois estou trabalhando com autistas pela primeira vez e estou mim sentindo perdida pois a creche onde trabalho não dispões de material necessário para atender a necessidade do aluno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *