Menino Maluquinho e Chico e Suas Marias falam sobre alimentação saudável em cartilha inclusiva

Projeto da ONG Nosso Olhar contará com nove histórias, todas abordando a inclusão e o respeito às diferenças

Capa da Cartilha do Menino Maluquinho e Ziraldo, A Imaginação de Cada Um, com texto de Manuel Filho. O título e autores estão no centro da capa, num fundo azul claro. Ao redor, estão as crianças personagens da cartilha: o Menino Maluquinho na parte inferior, de camiseta amarela, panela na cabeça e braços abertos, e, no sentido horário, estão Chico, um menino com Síndrome de Down, com camisa azul clara e cabelos castanhos claros com franjas; Maria Antônia, irmã mais nova de Chico, com cabelos longos, ondulados e ruivos, com presilhas cor de rosa nas laterais; Julieta, amiga do Menino Maluquinho, que tem cabelos longos, encaracolados e pretos, e veste sua camiseta vermelha com a estampa de um raio branco no peito; Junim, amigo do Maluquinho, que usa óculos de grau com armação preta e tem cabelos loiros, curtos e espetados; Maria Clara, irmã mais velha de Chico, que usa uma blusa amarela com um coração cor de rosa do lado direito, e tem cabelos longos e castanhos, com um lacinho vermelho do lado esquerdo; Bocão, amigo do Maluquinho, um menino com cabelos curtos e pretos. Todas as crianças sorriem, deitadas sobre um gramado verde. No rodapé da capa, em fundo branco, os logos da ONG Nosso Olhar e Chico e suas Marias (projeto), Ziraldo - Artes e Produções (criação), Jô Ribes Comunicação (realização), Thai Mkt (co-realização) e Caioba Soccer Camp (apoio).
Compartilhe:

Chico, um menino com síndrome de Down, e suas irmãs, Maria Clara e Maria Antônia, entraram para a turma do Menino Maluquinho em março, mês em que foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Agora, acabam de ganhar sua segunda aventura na cartilha “A Imaginação de Cada Um”, escrita por Manuel Filho, com ilustrações de Ziraldo. Desta vez, a galerinha realizará um delicioso piquenique com uma variedade interessante de alimentos, com guloseimas, bolos e frutas. A brincadeira se transformará em um bate-papo muito interessante e divertido sobre alimentação saudável.

O projeto é uma parceria da Ziraldo Artes Produções com a ONG Nosso Olhar, fundada por Thaissa Alvarenga. “Cada cartilha vai trazer um assunto importante, como alimentação saudável, prática de esportes, diversidade, entre outros. É nossa contribuição para espalhar informação de qualidade e reflexões necessárias para a sociedade. Acreditamos que trabalhar em rede é a melhor maneira de promover a inclusão”, afirma Thaissa.

É a primeira vez que uma criança com síndrome de Down entra para a turma do Menino Maluquinho, o icônico personagem de Ziraldo que completou 40 anos e já teve 129 edições espalhadas por mais de 10 países. Esse encontro é importante porque promove o conhecimento de maneira leve e lúdica, levando informação às escolas, às famílias e à sociedade sobre um tema fundamental, que é o respeito às diferenças e a inclusão da pessoa com deficiência.

Ao longo das histórias vemos Chico e suas irmãs, Maria Clara e Maria Antônia, participar das brincadeiras e expressar suas opiniões, com suas particularidades e personalidades. Ao lado de seus novos amigos eles esbanjam sorrisos, se divertem e ensinam que ser diferente é o que nos torna únicos.

Serão distribuídas aproximadamente 270 mil cartilhas – 30 mil unidades de cada uma das nove edições, por todo o País, até o fim deste ano, disponíveis também em versão digital na plataforma ISSUU. As cartilhas que unem uma turma tão marcante estão sendo lidas dentro e fora do Brasil. Quase 4 mil pessoas já acessaram o conteúdo pela plataforma: 3,6 mil no País, os demais vieram de países como Estados Unidos e Canadá. Nesta edição o projeto conta com o patrocínio da Faber Castell e da Uniagro.

Além disso, podem ser encontradas em diversos pontos, além da disponibilidade da versão digital. As cartilhas no formato impresso foram enviadas para a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e estão disponíveis na Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, no Instituto Jô Clemente, entre outros locais (ver quadro abaixo). Várias escolas já estão aguardando a liberação dos protocolos de segurança para receber as cartilhas impressas. “A meta é fazer com que as escolas tenham as cartilhas, para que o conteúdo possa ser usado em sala de aula. Isso, por enquanto, não está acontecendo em razão da pandemia, que limita nossas ações”, afirma Thaissa Alvarenga.

As edições estão disponíveis também na sede da ONG Nosso Olhar (nossoolhar.org), o Espaço Rede T21, que fica na Rua Éden, 352 – Morumbi, zona sul de São Paulo.

Pontos de distribuição:

E-book: https://issuu.com/ongnossoolhar

Espaço Rede T21: https://nossoolhar.org/espaco-redet21/

Instituto Jô Clemente: https://lojavirtual.ijc.org.br/

Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down: https://federacaodown.org.br/

Gerando Falcões: https://gerandofalcoes.com/

Ong Orienta Vida: https://orientavida.org.br/br/home

Clube Hebraica: https://ahebraica.org.br

Lojas Sweetie: https://www.planetasweetie.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *