Instituto Mauricio de Sousa e a startup Matraquinha fecham parceria para trazer mais informações sobre o autismo

Dificuldades do Transtorno do Espectro do Autismo são apresentadas de forma lúdica, respeitosa e informativa por meio do personagem André

Arte em fundo amarelo com o personagem André, da Turma da Mônica, com os braços apoiados em seu nome
Compartilhe:

As aventuras do André, um garotinho que chegou para cativar toda a Turma da Mônica, agora estão dentro do aplicativo de comunicação alternativa Matraquinha. Por meio de suas aventuras, os mitos que envolvem o autismo vêm sendo desmistificados. Todas as dificuldades, que normalmente estão presentes em pessoas dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) são apresentadas de forma lúdica, respeitosa e informativa.

No aplicativo estão disponíveis conteúdos criados em parceria com a Revista Autismo. Os usuários também podem acessar a revista “Um amiguinho Diferente”, de 2003, quando Mauricio de Sousa criou o personagem André. Com essas histórias, é possível entender, por exemplo, o que é ecolalia e a dificuldade que existe na compreensão de frases abstratas.

“Estamos extremamente animados com essa parceria. O Matraquinha tem sido a voz de centenas de milhares de crianças e adolescentes, e agora também será fonte de informação sobre o autismo com o André e toda a Turma da Mônica”, diz o CEO e co-fundador do Matraquinha, Wagner Yamuto.

“Essa parceria com o Matraquinha nos deixa muito felizes. É um ponto de contato importante com as famílias de crianças que fazem parte do espectro do autismo. A revistinha um ‘Amiguinho Diferente’ busca informar sobre os principais sinais do autismo, e as HQs, em parceria com a Revista Autismo, tratam as características do André de maneira divertida e leve. O Matraquinha é uma maneira de levar esse conteúdo a um público mais amplo”, comenta Mauricio de Sousa.

Conheça o Matraquinha

Lançado em 2018, Matraquinha é um app de comunicação alternativa para ajudar crianças e adolescentes com autismo a transmitirem seus desejos, emoções e necessidades por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets. A comunicação da criança é feita por meio de figuras e que, ao serem clicadas, fazem com que uma voz reproduza o que a criança deseja transmitir.

A ferramenta pode ser baixada gratuitamente no Google Play para celulares e tablets que utilizam o sistema Android. Para iOS, o download está disponível na Apple Store. 

Com informações de assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *