Google e Movimento Web para Todos fazem evento gratuito para desmistificar acessibilidade digital

Evento vai mostrar que é possível adotar a construção de sites e aplicativos mais inclusivos para todas as pessoas em sessões de consultoria e painéis com especialistas em acessibilidade do Google e do mercado

Arte com fundo roxo e o texto em branco destacado: "Web para Todos e Google apresentam Acessibilidade digital descomplicada para marcas diversas e inclusivas. De 18 a 21 de outubro. Das 11h às 11h40, das 14h às 15h e das 17h às 18h. www.mwpt.com.br/descomplica. No rodapé há os logos do Web para Todos e do Google.
Compartilhe:
O Google Brasil, em parceria com o Movimento Web para Todos – iniciativa que reúne organizações, especialistas e pessoas com deficiência em prol da causa da acessibilidade digital – lançam o evento Acessibilidade Digital Descomplicada para Marcas Diversas e Inclusivas na próxima segunda-feira (18/10). O objetivo é compartilhar conhecimento e experiências sobre acessibilidade digital e mostrar que não é complicado construir sites e aplicativos mais inclusivos para todas as pessoas, incluindo quem possui algum tipo de deficiência.

O evento, que será on-line e gratuito, contará com quatro dias consecutivos de painéis, sessões abertas de consultoria, além de apresentações dos recursos de acessibilidade disponíveis nas principais ferramentas do Google. A apresentação será de Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, e Henri Fontana, Gerente Técnico de Programas em Acessibilidade do Google.

Os encontros contarão com a presença de especialistas em acessibilidade digital, César Lavoura Romão, advogado especialista em “inclusion compliance” e instrutor do In Movimento Inclusivo; Lucas Radaelli, engenheiro de software do Google; Marcel Rosa, diretor do segmento de desodorantes da Unilever; Marcelo Sales, especialista em acessibilidade digital da Raia Drogasil; Talita Pagani, designer e pesquisadora de UX. Alguns dos temas abordados serão: como fazer reuniões virtuais utilizando os recursos de acessibilidade do Google, como contemplar a neurodiversidade em projetos digitais e acessibilidade na comunicação digital.

De acordo com Simone Freire, a acessibilidade, assim como qualquer iniciativa de diversidade e inclusão, demanda mudança de cultura, empatia e o apoio de especialistas durante a jornada de transformação. “É importante que as pessoas se apropriem dessa temática, estudem mais a respeito e pratiquem o que aprenderam nas atividades diárias para que esse conhecimento se solidifique. Nosso objetivo, com esse evento, é descomplicar a acessibilidade digital e mostrar que é algo possível e factível”, afirma.

Alavancar a tecnologia para tornar a web mais acessível também é um passo importante para tornar a vida das pessoas com deficiência mais independente. “Equipes de desenvolvimento que incluem a acessibilidade na criação de um produto desde o início conseguem, ao longo do tempo, incorporar as especificidades técnicas consistentemente. Sem contar que um produto acessível e inclusivo beneficia todo mundo, não só quem possui alguma deficiência, já que acabam proporcionando experiências mais simples e intuitivas”, diz Henri Fontana.
Após o evento, o “Guia de Acessibilidade Digital para Marcas Diversas e Inclusivas” será disponibilizado gratuitamente, com os temas abordados nos painéis, além de links de referência para materiais que irão ajudar os participantes em suas jornadas de conhecimento.

Como participar
O evento será on-line, ao vivo, com acessibilidade (Libras e estenotipia) e gratuito. Não há necessidade de inscrição. As transmissões das palestras e dos painéis serão feitas no canal do Web para Todos no YouTube: https://www.youtube.com/c/WebParaTodos

As sessões de consultoria com especialistas do Google acontecerão em uma sala virtual no Google Meet. O link para acessá-la está disponível na página do evento.

Agenda
QUANDO: de 18 a 21 de outubro
HORÁRIO: todos os dias às 11h, 14h e 17h
ONDE: no canal do YouTube do Web para Todos

Programação

Todos os dias, das 11h às 11h40
Linha direta com especialistas
Aproveite para perguntar nessas sessões tudo o que você gostaria de saber sobre qualquer recurso de acessibilidade disponível nos produtos do Google.

18 de Outubro
Descomplicando as reuniões virtuais – 14h às 15h
Como fazer reuniões virtuais utilizando os recursos de acessibilidade da ferramenta do Google.

As cinco principais barreiras que dificultam a interação de pessoas com deficiência com marcas no mundo digital – 17h às 18h
Em um bate-papo descontraído e super enriquecedor, os quatro especialistas debaterão sobre essas barreiras e apresentarão dicas práticas sobre como eliminá-las de vez dos projetos web da sua organização.

19 de Outubro
Descomplicando a comunicação digital – 14h às 15h
Como fazer apresentações, documentos, sites simples, e-books e e-mails acessíveis usando os recursos nativos de ferramentas como Google Slides, Google Docs, Gmail e Google Sites.

Desafios de contemplar a neurodiversidade nos projetos digitais – 17h às 18h
Pensou em um projeto acessível, mas não sabe como contemplar pessoas neurodiversas? Esse bate-papo sobre as especificidades desse grupo irá te ajudar. Quem são, como interagem, as principais barreiras e dicas práticas do que as organizações devem ter em mente.

20 de Outubro
Descomplicando as tecnologias assistivas – 14h às 15h
Conheça as tecnologias assistivas usadas por pessoas com deficiência em Chromebooks e em celulares com sistema Android, e saiba como interagem os sites, aplicativos e outros materiais digitais.

Compliance e acessibilidade: o que sua empresa precisa saber para cumprir as leis atuais – 17h às 18h
Neste painel, será possível saber mais sobre as leis vigentes, riscos, interconexão entre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), o que tudo isso tem a ver com acessibilidade entre outras abordagens importantes para quem atua na área de compliance.

21 de Outubro
Descomplicando os validadores automáticos de acessibilidade digital – 14h às 15h
Saiba como verificar a acessibilidade de um site ou aplicativo utilizando ferramentas automáticas gratuitas do Google.

O que as marcas que adotam a acessibilidade digital podem nos ensinar – 17h às 18h
Painel sobre os ônus e os bônus de todo o processo da jornada inclusiva.

Mais detalhes da programação na página do evento: www.mwpt.com.br/descomplica/.
Mais informações: google@cdicom.com.br e imprensa@google.com.

Com informações da assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *