Em 2021, o Instituto Jô Clemente (IJC) realizou a inclusão de 31 pessoas com deficiência em novos postos de trabalho em seis cidades fora da capital paulista. As cidades foram: Campinas (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Registro (SP) e Santarém (PA). A antiga Apae de São Paulo conseguiu isso por meio de parcerias com empresas e com o poder público.
Neste ano, a Instituição assumiu a responsabilidade de implementar a metodologia do Emprego Apoiado no Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) do município de Registro, no Vale do Ribeira, em São Paulo, por meio de parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência na expansão do Programa Estadual Meu Emprego Inclusivo. Desde a inauguração, foram realizadas seis inclusões profissionais de pessoas com deficiência.
Atualmente, o Instituto Jô Clemente realiza a inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiência. Mesmo em um cenário delicado de pandemia, em 2020, a Organização conquistou a inclusão de 345 jovens e adultos em novos postos de trabalho. Nos últimos anos, a taxa de retenção destas pessoas tem sido de 90%. Em 2020, com a pandemia, em um trabalho conjunto com as empresas, foi possível adaptar as vagas ao sistema home-office, o que auxilia na inclusão, já que as pessoas com deficiência intelectual também pertencem ao grupo de risco para a covid-19.
Inclusão profissional de pessoas com deficiência pelo Brasil: Instituto Jô Clemente expande serviço
Antiga Apae de São Paulo conseguiu vagas para 31 pessoas com deficiência fora da cidade paulista em 2021
