Barbie homenageia professora brasileira idealizadora de canal em Libras com boneca exclusiva

Doani Emanuela Bertan é criadora do Sala 8 em que dá aulas de matemática e português em Língua Brasileira de Sinais

Foto da boneca Barbie Doani Emanuela Bertan. Ela tem pele branca, cabelos longos, abaixo da linha da cintura, lisos e escuros e usa uma faixa azul na cabeça e um vestido preto.
Compartilhe:

A professora paulista Doani Emanuela Bertan é a mais nova escolhida pela marca Barbie para virar boneca. A escolha faz parte da homenagem global a 12 mulheres empreendedoras que quebraram barreiras e, hoje, são fontes de inspiração e exemplo para as futuras gerações. A ação marca o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, e tem como objetivo lembrar às meninas que elas podem ser o que elas quiserem, destacando suas lideranças nas mais diversas áreas.

Doani é idealizadora do canal inclusivo Sala 8, desde 2017 no YouTube, com aulas de matemática e português em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e foi reconhecida em 2020 como uma das 10 melhores professoras do mundo pelo Prêmio Global Teacher Prize. Além dela, as outras homenageadas neste ano são: Shonda Rhimes (Estados Unidos), Ari Horie (Estados Unidos/Japão), Pat McGrath (Reino Unido), Melissa Sariffodeen (Canadá), Adriana Azuara (México), Jane Martino (Austrália), Lan Yu (China), Butet Manurung (Indonésia), Sonia Peronaci (Itália), Tijen Onaran (Alemanha) e Lena Mahfouf (França).

Para a professora, “ser reconhecida como uma mulher inspiradora é algo imensurável, de uma emoção que transborda. É a minha história enquanto criança e como mulher. Minha mãe me criou para seguir meus sonhos”, fala ela, que além de manter o canal online com abordagem de ensino bilíngue, também ministra aulas para alunos surdos e ouvintes no interior de São Paulo. “Tenho certeza de que Barbie foi responsável por quebrar paradigmas na infância de muita gente, incluindo na minha, pois enquanto a sociedade dizia o contrário, a boneca mostrava que era possível uma mulher ter seu próprio carro, sua casa, sua profissão”, conclui ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *