Empreendedora com síndrome de Down do Brasil é a mais nova Dona da Rua da História

No Dia Internacional da Síndrome de Down, Turma da Mônica homenageia Jéssica Pereira

Foto de mão segurando um smartphone com arte ilustrada em forma de carta de baralho com a personagem Tati, da Turma da Mônica, que tem síndrome de Down, na tela. Ela está vestida de chef de cozinha, com uma toque blanche, avental com estampa de cupcakes e segurando, em cada mão, uma concha e uma escumadeira. Na frente, dentro de uma faixa horizontal decorativa, o texto "Tati como Jéssica Pereira". Logo abaixo, a hashtag #DonasdaRua.
Compartilhe:

Celebrada em 21 de março, a data exclusiva tem como objetivo aumentar a conscientização e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down. Para trazer ainda mais visibilidade à causa e incentivar outras meninas e mulheres a seguirem seus sonhos, a Mauricio de Sousa Produções acaba de homenagear Jéssica Pereira. Ao fundar o Bellatucci Café, em 2017, ela se tornou a primeira empreendedora com síndrome de Down do País e hoje, com traços da personagem Tati, entra para o hall das Donas da Rua da História.

Cozinhar sempre foi uma paixão para ela, que adorava passar a tarde na cozinha ajudando sua mãe no preparo de receitas desde pequena. Com o tempo, Jéssica foi desenvolvendo, ainda mais, sua habilidade gastronômica e começou a fazer seus próprios pratos. Depois de participar de algumas oficinas no Instituto Chefs Especiais, o desejo de abrir seu próprio empreendimento se intensificou e o sonho se tornou realidade.

Com o lema “estamos sempre em treinamento”, o café não é apenas um negócio familiar. Ele se define como um empreendimento de impacto social, que busca a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Além de Jéssica na cozinha e dos seus sócios, o Bellatucci também conta com outros funcionários que, assim como ela, têm síndrome de Down. Alguns deles são amigos pessoais que gostam de cozinhar. Segundo a empreendedora, o convite foi feito a eles para que também possam realizar o sonho de trabalhar em um lugar feliz. O café abre suas portas para que pessoas com Down exponham suas artes, possam cantar, tocar ou dançar.

Além de se dedicar ao seu negócio, Jéssica visita empresas e dá palestras em eventos para compartilhar um pouco da sua história e aprendizado. Em oficinas de gastronomia, ela teve aulas com a chef Reymi Myazi, que lhe ensinou seu prato mais conhecido: o nhoque de mandioquinha.

Criado em 2016, o projeto Donas da Rua, liderado por Mônica Sousa, diretora-executiva da MSP, tem como um de seus objetivos trazer visibilidade às mulheres notáveis para inspirar meninas e mulheres a buscar seu espaço em áreas como artes, ciências, esportes ou literatura. Essa proposta da MSP demonstra seu compromisso como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global.

As homenageadas eternizadas com o visual das personagens icônicas do Bairro do Limoeiro podem ser conferidas no site do projeto.

Da assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *