Uberlândia inaugura centro de referência em autismo

Iniciativa pioneira no SUS tem cerca de 345 m² de área construída e contará com 7 consultórios de diversas especialidades

Foto de um corredor do centro de referência em autismo de Uberlândia. Há uma placa na entrada com o texto: “Setor Laços. Espaço de acolhimento, empatia e bem-estar.”, alguns brinquedos sobre uma mesa e diversas portas.
Compartilhe:

O primeiro centro de referência, via SUS, especializado no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de Minas Gerais foi inaugurado na semana passada, em Uberlândia. O objetivo é promover acesso à saúde de qualidade para a população.

O espaço tem cerca de 345 m² de área construída, vai funcionar anexo ao Centro de Internação Pediátrico Dr. Helder Castro de Bastos e será administrado pela Organização Social (OS) Missão Sal da Terra.

“A criação deste centro de referência reforça nosso comprometimento com o bem-estar de todas as nossas crianças. O que queremos é possibilitar um atendimento responsável e acolhedor, dando sempre todo o suporte necessário para eles e suas famílias”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

O espaço tem sete consultórios das áreas de clínica geral, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, pedagogia e neuropsicologia, além de salas de recepção, convivência, diagnósticos, reuniões, integração sensorial multidisciplinar, terapia infantil, terapia para adolescentes, treino de Atividades de Vida Diária (AVD), oficinas para famílias, jardim sensorial, área de playground, entre outros.

Atendimentos

As unidades básicas de saúde da Atenção Primária são a porta de entrada para os atendimentos no Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (CT-TEA). O local tem capacidade para atender cerca de 100 usuários por mês, com terapias duas vezes por semana. Serão atendidos, por uma equipe multidisciplinar de 16 colaboradores, pacientes com idades de um ano e seis meses até 18 anos.

Existe, ainda, a proposta de parcerias com instituições estudantis para a cessão de estagiários dos cursos de Pedagogia e Psicologia, podendo, assim, ampliar a capacidade dos atendimentos na unidade. Atualmente, as equipes estão finalizando a capacitação para iniciar os atendimentos ainda neste mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *