Unir sustentabilidade e acessibilidade à adaptação de pequenos espaços é o desafio proposto pelo Projeto Container aos alunos do curso de Design de Interiores da Universidade Metodista de São Paulo. Utilizando criatividade e conceitos aprendidos no curso, os estudantes criam espaços agradáveis e funcionais dentro de containers, seguindo uma tendência mundial de reaproveitamento dessas estruturas que antes eram descartadas.
Neste ano, os alunos tiveram que desenvolver a casa de uma família fictícia formada por pai, mãe e filho cadeirante de 12 anos, além de ser uma casa acessível para a cadeira de rodas, os estudantes tiveram que criar um ambiente de trabalho para os pais. “Foi muito legal. Diferente de outros trabalhos do curso, esse deixou de ser um projeto e virou um espaço real”, relata Bárbara Esteves, de 20 anos, formanda de Design de Interiores.
Separados em quatro escritórios de design, apresentaram suas propostas, planejaram e desenvolveram os ambientes. “Esse projeto os ajuda a compreender um contexto em que vão se inserir no mercado, no saber projetual e também na prática de execução, como se faz para pintar, como faz para montar o ambiente e ter a prática mesmo”, diz Jair Oliveira, professor do curso e organizador do projeto.
O resultado está exposto até o dia 18 de dezembro no Piso 1 do Golden Square Shopping, em São Bernardo do Campo, local onde há grande visibilidade para o trabalho dos alunos e da Metodista. Os estudantes ficaram na exposição entre os dias 2 e 4 deste mês, tirando dúvidas e apresentando o trabalho ao público do shopping. “A gente teve um retorno muito legal, teve bastante repercussão. Os alunos relataram que várias pessoas estranhas ao curso tiveram acesso a essa exposição”, comenta.
A sustentabilidade é um dos temas de maior relevância atualmente e o reaproveitamento de containers é uma maneira de trazer o conceito também para a estrutura de casas, evitando o descarte das estruturas no meio ambiente e, ainda, economizando dinheiro.