Aluno de mestrado na Unicamp e professor de informática, Henderson Tavares de Souza desenvolveu um aplicativo que ajuda crianças com deficiência visual a aprender matemática. O MiniMateVox é voltado para alunos de 6 anos do ensino fundamental e oferece atividades de matemática, inclusão digital e recreação.
A metodologia de ensino do software sugere diferentes maneiras de utilização dos recursos em 20 aulas. Cada uma delas dura em média duas horas e reúne 15 atividades. Segundo o desenvolvedor, o software deve ser utilizado como recurso complementar às aulas para que o aluno seja capaz de realizar as mesmas atividades propostas num livro didático recomendado pelo Ministério da Educação.
“Identificamos, por meio de pesquisas na literatura científica e avaliações nas instituições de ensino regular e especializado, que há uma carência muito grande na área de matemática para o aprendizado de crianças com deficiência visual. Surgiu então a nossa proposta de aprimorar o ensino da matemática para essas crianças. Existem muitas pesquisas e iniciativas voltadas para o ensino de pessoas com deficiência visual, mas a maioria delas é focada no ensino superior, para o desenvolvimento de atividades de matemática mais complexas”, justifica Henderson de Souza.
O projeto de Henderson utiliza o sistema operacional Dosvox. Idealizada por Antônio Borges, professor da UFRJ, a plataforma permite que as pessoas com deficiência visual desempenhem diversas tarefas por meio do computador. O sistema interage com o usuário por voz e possui mais de 80 aplicativos, entre eles formatador para o sistema braille, dicionários, caderno de telefones, agenda, jogos diversos, navegador de internet, correio eletrônico, leitor de telas e livros.
Fonte: Olhar Digital