Nesta terça, dia 03 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. A data busca conscientizar sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência e promover a inclusão, os direitos e o bem-estar dessa população em todas as esferas da sociedade.
Iniciativas como o Martech Academy, primeiro programa de formação de profissionais de marketing e tecnologia da indústria da comunicação, visam impulsionar a diversidade em empresas de comunicação, promovendo a inclusão por meio da capacitação de jovens que não tiveram oportunidades de ingressar em um mercado ainda tão privilegiado e desigual. Proporcionando não apenas empregabilidade, o Martech Academy busca gerar representatividade formando talentos diversos que podem transformar empresas.
Em 2025, o programa dará início à sua primeira turma exclusiva para pessoas com deficiência, capacitando talentos em Mídia e Performance. A proposta é transformar a representatividade no setor, criando oportunidades em um mercado ainda marcado por desigualdades e pouca inclusão de pessoas com deficiência.
Estudos mostram que esse público representa apenas 1,6% dos profissionais em agências de comunicação no Brasil, com apenas 0,7% ocupando cargos de liderança. Frente a esses números, iniciativas como o Martech Academy são fundamentais para fortalecer a presença de pessoas com deficiência na indústria, promovendo inovação e perspectivas diversas no setor.
Desde sua criação, o programa já formou mais de 800 profissionais, com resultados expressivos em inclusão: 58% mulheres, 52% pessoas negras e 35% LGBTQIAPN+. Agora, com uma turma exclusiva para pessoas com deficiência, o objetivo é intensificar esse impacto, democratizando o acesso a carreiras digitais.
As inscrições para a nova turma estarão disponíveis em breve. Para mais informações, acesse o site: martechacademy.com.br.