Em mais uma grande parceria, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), marcam presença nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, na França, entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, na Casa Brasil Paralímpico, localizada na cidade de Saint-Ouen, a 40 minutos da capital francesa.
A Casa, que conta com o “Espaço Cidade de São Paulo”, é uma vitrine para que visitantes conheçam gratuitamente as ações da pasta voltadas às pessoas com deficiência e possam curtir intervenções artísticas.
O projeto tem o intuito de expressar aos diversos países presentes nos Jogos de Paris 2024 a cultura brasileira, por meio de sua música, gastronomia e espírito esportivo.
A união da Casa Brasil Paralímpico com a Prefeitura de São Paulo surge para apresentar a maior metrópole do Brasil como um ponto de referência comercial e de oportunidades, compartilhando seus projetos e dando visibilidade a suas políticas de sustentabilidade, inclusão social, cultura, desenvolvimento econômico e inovação.
A SMPED levará a Central de Intermediação em Libras (CIL) para que o público conheça o serviço que surgiu da necessidade das pessoas surdas se comunicarem na Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao acessar os serviços municipais na ausência de intérprete de Libras. Por meio de um totem instalado nas dependências da Casa Brasil Paralímpico, espectadores conseguirão fazer uma ligação que será atendida pela CIL em São Paulo.
Outra iniciativa da pasta que estará presente na Casa é a Paraoficina Móvel. O público visitante terá acesso a uma maquete da van que leva aos bairros serviços gratuitos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção em um veículo adaptado com dois técnicos especializados.
Para mostrar a diversidade cultural de São Paulo, a SMPED preparou diferentes manifestações artísticas para a Casa Brasil Paralímpico. Uma iniciativa da pasta é o Samba Inclusivo da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), onde se tem uma bateria de escola de samba composta por músicos e passistas com deficiência, provenientes de diversas escolas da capital.
Além disso, o músico cego multi-instrumentista Luan Richard se apresentará durante o período dos jogos. O musicista venceu o 1º Festival de Talentos Musicais para Pessoas com Deficiência promovido pela SMPED no último ano. A Associação Ballet de Cegos Fernanda Bianchini também estará presente no espaço da cidade, mostrando o poder da inclusão social através da apresentação do grupo.
A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) possui a governança do projeto nos Jogos Paralímpicos e a SMPED é parceira.
La brésilienne à Paris
O Espaço Cidade de São Paulo, dentro da Casa Brasil Paralímpico, é uma continuidade do projeto de grande sucesso durante os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. O espaço surge de uma parceria entre a Prefeitura e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e a intenção é criar a melhor versão da história, exaltando a brasilidade e promovendo um intercâmbio cultural e econômico, com diversas oportunidades de parcerias.
Durante os jogos, são esperadas cerca de 4 mil pessoas diariamente, para assistir a transmissão de jogos, a celebração aos medalhistas brasileiros, e uma extensa programação cultural com shows, apresentações e diversas ativações com variadas experiências programadas. Além disso, o local será o ponto de encontro de autoridades, artistas, atletas e imprensa.
O Espaço São Paulo tem o objetivo de ampliar e posicionar a capital paulista como uma cidade inclusiva, sustentável e inovadora por meio de ações que dão visibilidade às políticas públicas realizadas por diversas secretarias municipais, tais como Educação, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Relações Internacionais.
Jogos Paralímpicos de Paris 2024
Com início em 28 de agosto, os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 recebem a maior delegação de atletas brasileiros em Jogos Paralímpicos fora do país, com 280 atletas convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), 255 deles com deficiência. O esporte com a maior quantidade de convocados para essa edição foi o atletismo, com 71 atletas com deficiência e 18 atletas-guia, modalidade na qual o Brasil já faturou 170 medalhas ao longo dos jogos.
Os Jogos Paralímpicos contam com 22 modalidades esportivas, e o Brasil estará representado em 20 delas: atletismo, badminton, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado.
Os Jogos Paralímpicos são um evento de esporte de alto rendimento que provoca mudanças sociais. Desde os Jogos de Pequim 2008 a delegação brasileira se encontra entre as 10 melhores do mundo. A expectativa é que em Paris 2024 os atletas brasileiros sigam entre os principais do mundo e continuem a promover a prática esportiva como uma ferramenta fundamental para a inclusão social das pessoas com deficiência.
Programação da Casa Brasil Paralímpico
Meet & Greet com atletas
Todos os dias a partir das 17h
SERVIÇOS SMPED – TODOS OS DIAS
Totem CIL: Os visitantes terão a oportunidade de realizar uma chamada de vídeo para a Cidade de São Paulo e conhecer o funcionamento da Central de Intermediação em Libras (CIL). Por meio desse serviço, um intérprete de Libras da CIL estará disponível para conversar por vídeo com os visitantes da Cidade de São Paulo – Casa Brasil Paralímpico, simulando o atendimento prestado nos serviços públicos municipais
Maquete Paraoficina Móvel: Os visitantes poderão conhecer a Paroficina Móvel, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que leva aos bairros serviços gratuitos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção através de em um veículo adaptado com dois técnicos especializados.
Samba Inclusivo da Liga SP: Bateria composta por músicos e passistas com deficiência, provenientes de diversas escolas de samba da cidade de São Paulo. O projeto tem como objetivo promover a inclusão por meio do samba, destacando o potencial das pessoas com deficiência, frequentemente subestimado pela sociedade.
30/08, 31/08, 01/09, 02/09, 03/09, 04/09 e 05/09: 19h às 20h
Luan Richard: Músico cego, venceu o 1º Festival de Talentos Musicais para Pessoas com Deficiência promovido pela SMPED em 2023. Além de multi-instrumentista, ele possui um repertório diversificado, que captura a essência da música paulistana por meio de sua expressão musical.
30/08, 31/08, 01/09, 02/09, 03/09, 04/09, 05/09. 06/09 e 07/09: 20h às 22h
ABPSK Associação Brasileira Paraskateboard: Vini Sardi e Tony Alves se apresentam para o público presente no local e demonstram todo o potencial da modalidade.
02, 03 e 04 de setembro: 16:00 às 18:00
Com informações de assessoria de imprensa