O Centro de Reabilitação e Equoterapia dos Campos Gerais, que fica em Ponta Grossa, no Paraná, oferece gratuitamente terapia com cavalos. Atualmente, são atendidos 20 pacientes em reabilitação de paralisia cerebral, que sofreram derrame, ou que possuem alguma síndrome, como o autismo.
O local existe desde 2009, e é mantido por uma associação sem fins lucrativos através de doações.
As despesas mensais com o tratamento chegam a R$ 6 mil, de forma que nem sempre a associação consegue terminar o mês com as contas em dia. Além disso, pela falta de recursos disponíveis, o número de pacientes atendidos permanece limitado. De acordo com a coordenadora do centro, Marister Ranzani, há uma fila de pacientes esperando por vagas. “Temos mais de 300 pessoas na lista de espera”, afirma.
Nas sessões, aspectos físicos e mentais são trabalhados. Segundo a coordenadora, quando o paciente está em cima do animal, ele movimenta todos os músculos do corpo e tem uma visão diferente do mundo. “Quando o indivíduo está sobre o cavalo, ele sente que está no comando, então esta visão para eles é muito importante”, explica Ranzani.
O paciente Alexandre Gomes tem paralisia cerebral e, desde que começou o tratamento no centro – há 11 meses –, consegue fazer movimentos que antes não eram possíveis. “Era uma criança bem debilitada, ele não segurava a cabeça, ele não tinha coordenação motora. Depois de uns três meses melhorou a coluna, a postura, a fala, a coordenação motora e a inteligência”, conta a mãe, Tania Gomes.
O Centro de Equoterapia recebe doações de ração e feno para os animais, ou ainda com o apadrinhamento de um paciente. O telefone do local é (42) 3222-1768.
Fonte: G1