Entenda mais sobre a Campanha do Balde de Gelo

Compartilhe:

Daniel Limas, da Reportagem do Vida Mais Livre

É impressionante como uma ideia inusitada pode viralizar pela internet e trazer bons frutos! Estamos falando da “campanha do balde de gelo”, ou, em inglês, #icebucketchallenge. Para você ter ideia do que estamos falando, mais de 28 milhões de pessoas já divulgaram a Campanha pelo Facebook e cerca de 2,4 milhões de vídeos relacionados com a Campanha já foram compartilhados.

Ao longo dessa semana você já deve ter visto inúmeras pessoas comuns, executivos de grandes empresas e celebridades divulgando um vídeo em que tomam um banho de água com gelo. A ação séria, mas que parece brincadeira, visa chamar a atenção para a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos, e com a sensibilidade preservada.

Iniciada há um mês nos Estados Unidos, com o intuito de arrecadar fundos para a Associação Americana de ELA (ALSA), a Campanha “Balde de Gelo” já mobilizou muitas celebridades por lá, e agora chega ao Brasil. A campanha consiste em desafiar três pessoas a fazerem uma doação de US$ 100,00, e caso não o façam, devem tomar um banho com um balde de água com gelo, tudo em 24h. Como a visibilidade de celebridades tomando banhos de água gelada foi grande demais, optou-se por fazer os dois, e assim, divulgar ainda mais a causa.

Entre as celebridades americanas, se banharam Barack Obama, Oprah, Bill Gates, Steven Spielberg, Charlie Sheen, Justin Timberlake, Lady Gaga e Jeniifer Lopez e Mark Zuckerberg.  No Brasil, já postaram seus vídeos, Neymar, Luciano Huck, Ivete Sangalo e Ana Maria Braga, Preta Gil, Ivete Sangalo, Thiaguinho, Luan Santana, Cláudia Leitte, Angélica, Fátima Bernardes e Gisele Bundchen.

Nos Estados Unidos, a Associação Americana de ELA (ALSA) já arrecadou com a Campanha US$ 15,6 milhões em doações, entre 29 de julho a 17 de agosto.

Em torno de 2.500 pessoas são diagnosticadas com ELA anualmente no Brasil. A incidência em nosso País, assim como nos EUA está entre duas a quatro em cada 100 mil pessoas e aqui, a prevalência é de que mais de 15 mil brasileiros sejam pacientes de ELA. A expectativa de vida desta doença é variável e muitas pessoas vivem com qualidade de vida por mais de cinco, dez e em alguns casos até vinte anos. Mais da metade de todos os pacientes vivem mais de três anos após o diagnóstico.

Associações que pesquisam a ELA, no Brasil:

Associação Pró-Cura da ELA
http://procuradaela.com.br/site/
Banco Bradesco (237)
Agência: 2962-9
Conta corrente: 2988-2
Razão Social: Associação Pró-Cura da Esclerose Lateral Amiotrófica
CNPJ: 18.989.225/0001-88

Abrela (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica)
www.abrela.org.br
Banco Santander
Agência: 3919 c/c 130001906
CNPJ: 02.998.423/0001-78

Instituto Paulo Gontijo
http://www.ipg.org.br/
CNPJ 07.993.457/0001-06
Banco 399 – HSBC
Agência 0319
c/c 01358-53

9 respostas para “O que aprendi ao falar no TEDx Talks”

  1. Bom dia. Sou pessoa que gagueja e a vida toda sofri com essa dificuldade. Não consigo me expressar a maneira que gostaria. A gagueira me causa sofrimento, tenho 36 anos e sempre gaguejei. No trabalho isso me causa desconforto, porque as pessoas não entendem o que é a gagueira, alguns riem, outros fazem piadas, outros tem pena de mim. Em entrevistas de emprego sou excluída.
    Não sou uma pessoa considerada ” normal”, mas também não sou considerada deficiente. Esse projeto de lei me trouxe esperança. Muito obrigada pela postagem.

  2. Vcs que tem alguma diferença física dos outros, nuncam se sintam inferiores, somos todos iguais. Deus, Ele nos fez perfeitos com muito amor e todos somos capazes, nunca deixe se elevar pelo sentimento ruim de alguém que não sabe se expressar, qualquer ser humano pode superar suas dificuldades, se orgulhe de vcs, são capazes de fazer sempre o melhor, e use a seu favor: a paciência, benovolência e a calma e toda a sabedoria que vcs tem. Um grande abraço meus irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *