O futebol de cegos, ou futebol de 5, é uma modalidade paralímpica adaptada para pessoas com deficiência visual. Cada time é composto por quatro jogadores de linha com cegueira total ou baixa visão e um goleiro sem deficiência visual. Durante o jogo, todos os jogadores de linha usam máscaras, garantindo igualdade entre os competidores.
A bola possui guizos internos, permitindo que os jogadores a localizem pelo som. Além disso, orientadores posicionados atrás das metas auxiliam os atletas durante a partida.
Em 2025, a Liga Nacional de Futebol de Cegos promete trazer maior visibilidade e fomentar a prática do esporte em todo o Brasil.
A competição reunirá as seis melhores equipes do último Campeonato Brasileiro – Série A e será disputada ao longo do ano, em pontos corridos, com jogos de ida e volta. Os dois times com melhor pontuação disputarão a final em jogo único no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Além disso, outras iniciativas fortalecem o esporte paralímpico, como o Camping de Treinamento para Futebol Feminino, que busca ampliar as oportunidades para mulheres na modalidade. O futebol de cegos é mais que um esporte; é exemplo de inclusão.
Para ter acesso às tabelas dos jogos e conferir a reportagem da Band Esporte Clube, clique em https://bit.ly/4jG6MrU.
Da assessoria de imprensa do CPB