Uma pesquisa recente revelou um dado alarmante: 84% das pessoas com deficiência no mercado de trabalho não chegam a posições de liderança. Entre os que alcançam esses cargos, apenas 2% ocupam funções de alta gestão, como diretoria e presidência.
O estudo “Radar da Inclusão”, realizado pela Talento Incluir, Instituto Locomotiva, Pacto Global e iO Diversidade, também aponta que 63% das pessoas com deficiência empregadas nunca receberam uma promoção, apesar de metade delas ter mais de três anos na mesma empresa.
Além disso, 80% dos entrevistados afirmam já ter se sentido prejudicados no trabalho por sua condição. A pesquisa reforça a necessidade de políticas que vão além do cumprimento das cotas, promovendo oportunidades reais de crescimento e valorização profissional para pessoas com deficiência.