Libras é o segundo idioma mais buscado pelos brasileiros

No mês dedicado às lutas da comunidade surda no Brasil e no mundo, a procura por cursos de Libras dispara

Compartilhe:

As buscas no Google por uma segunda língua no Brasil ultrapassaram a marca de 11 milhões, só em 2022. E mais de 98 mil dessas pesquisas são em busca de um curso que ensine a Língua Brasileira de Sinais (Libras). É o que revela um levantamento conduzido pela Preply. A plataforma de idiomas analisou mais de 11 milhões de pesquisas em 2022 no Google Trends, que envolviam termos relacionados a cursos de idiomas e montou um ranking das línguas mais procuradas.

Dentre 24 idiomas analisados, o inglês lidera em todas as regiões e também a nível nacional. A língua, que é falada em mais de 35 países, foi buscada cerca de 1,2 milhões de vezes desde janeiro. A surpresa do estudo, no entanto, foi a explosão de buscas por Libras, que totalizou quase 100 mil buscas, sendo o segundo idioma mais procurado por brasileiros e brasileiras. A procura com o termo “cursos de Libras” teve 110% mais pesquisas que seu sucessor, o espanhol, que concentrou 46,6 mil.

De acordo com a Federação Mundial de Surdos, existem cerca de 70 milhões de pessoas vivendo com surdez, e mais de 80% delas estão em países em desenvolvimento. Nos dias 23 e 26 de setembro, respectivamente, o mundo comemora o dia Dia Internacional da Linguagem de Sinais e o Brasil, o Dia Nacional da Pessoa Surda. Ambas as datas buscam relembrar as lutas da comunidade surda no mundo e a importância de se ampliar a acessibilidade na sociedade, sobretudo na comunicação.

Infográfico com com a lista dos dez idiomas mais buscados no Brasil. Dentro de um círculo estão as bandeiras do país de origem de cada idioma e o sinal de Libras, e as porcentagens de cada busca.

Interesse no idioma por estado
Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais foi denominada idioma e língua oficial da pessoa surda, por meio da Lei nº 10.436/2002. Foi a primeira vez que o idioma foi reconhecido como tal. A Libras é um sistema linguístico assim como o português, mas possui estrutura gramatical independente, ou seja, não possui necessariamente sujeito e predicado.
 
Segundo o IBGE, cerca de 10 milhões de brasileiros se comunicam por Libras. De acordo com a análise da Preply em todos os estados do Brasil, a procura por cursos e aulas totalizaram mais de 98 mil pesquisas. Na região Sudeste, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os que mais concentraram pesquisas relacionadas a cursos de Libras. Ao analisar os dados do Google Trends nos dois primeiros estados, pesquisas por “curso de libras gratuito”, ”bom dia em libras”, “desculpa em libras” e “dias da semana em libras” figuram entre os termos em ascensão. Em Minas Gerais (MG), os usuários têm buscado pela “antiguidade e a história da educação de surdos”.

No Nordeste, o público da Bahia e Pernambuco são os estados com maiores buscas relacionadas ao tema, e as pessoas querem saber como demonstrar afeto no idioma. Dentre os termos em ascensão relacionados à palavra “libras”, os internautas perguntaram ao Google como dizer “eu te amo” e “te amo” no idioma.
 

Quem domina na região Norte são os estados do Pará e Amazonas. Na região sul, o Paraná e o Rio Grande do Sul lideram a lista. E finalmente na região Centro-Oeste, Goiás e o Distrito Federal são os estados com maior representação.


Linguagem dos sinais no mundo

Não é só no Brasil que a procura pela língua de sinais teve destaque. Segundo outra análise da Preply, após o lançamento do filme Eternos, que apresenta Lauren Ridloff no papel de Makkari, a “Eterna” que tem o poder da supervelocidade e é a primeira super-heroína surda do universo cinematográfico da Marvel, as pesquisas no Google por “primeiro super-herói surdo” dobraram. Também houve um aumento de 250% nas pesquisas por “aprender língua de sinais para iniciantes”.

Metodologia

O levantamento avaliou, por meio da ferramenta Keyword Planner, 11.072.770 buscas no Google Trends entre os dias 22 de janeiro e 22 de julho sobre termos e palavras-chave relacionados a cursos de idiomas. O estudo avaliou as buscas realizadas em todos os estados do Brasil. Foram considerados apenas termos e palavras-chave em português.

Com informações de assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *