Pietra Silvestri grava participação no curta “As Medalhas de André”

Filme paranaense dirigido por Faahbio retrata transição de jovem com síndrome de Down para a vida adulta

Foto de Pietra sendo maquiada. Ela está de perfil, com os olhos fechados. A maquiadora está de pé, com um pincel na mão.
Compartilhe:

Pietra Silvestri, a primeira brasileira com síndrome de Down a obter o registro profissional (DRT) em uma instituição pública — pelo curso técnico em Artes Cênicas do Colégio Estadual do Paraná —, dá mais um passo notável em sua trajetória ao integrar o elenco do curta-metragem As Medalhas de André.

Gravada em dezembro, em Campo Largo, a produção dirigida por Faahbio acompanha a rotina de André, um jovem independente com síndrome de Down, que enfrenta os desafios da vida adulta enquanto busca superar seus próprios limites. No filme, Pietra interpreta a jovem que desperta a paixão de André (Arthur Sepryano), trazendo autenticidade e carisma ao papel.

Realizado por meio da Lei Paulo Gustavo de Campo Largo, o curta vai além da inclusão no mercado audiovisual ao retratar a deficiência como um detalhe dentro da narrativa. Com uma equipe majoritariamente formada por minorias, As Medalhas de André convida à reflexão sobre autonomia e a normalização de diferentes histórias de vida.

O diretor Faahbio destaca o profissionalismo dos quatro atores com síndrome de Down presentes no elenco. “Dirigir esse filme foi o melhor desafio da minha carreira. O amor que eles transmitem criou um set acolhedor e inspirador. E a Pietra reforçou isso ainda mais. Ela é incrível, superamorosa e extremamente profissional”, ressalta.

Com direção de fotografia de Lucas Kolombeski e produção executiva de Martha Chapieski, a estreia de As Medalhas de André está prevista para o primeiro semestre de 2025, em um evento de audiovisual.

Sobre a experiência no curta, Pietra reflete: “Foi muito especial viver essa experiência. Espero que as pessoas vejam que todos nós podemos realizar nossos sonhos.” Em 2023, ela já havia participado das gravações de Colegas 2, dirigido por Marcelo Galvão, que narra as aventuras de jovens com síndrome de Down em uma jornada repleta de descobertas. A estreia nacional está marcada para 2025. Determinada, Pietra reafirma seu grande sonho: “Quero ser protagonista de um filme.”

Além de atriz, Pietra é modelo, digital influencer e inspiração para milhões. Com mais de 1,3 milhão de seguidores somando TikTok, Instagram, Facebook, YouTube e Threads, ela compartilha suas conquistas e desafios, mostrando como é possível viver de forma plena e inclusiva. Pietra também é embaixadora do TRE-PR, onde realiza um trabalho voluntário de sensibilização para incentivar a participação de pessoas com deficiência nas eleições.

Da assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *