A Prefeitura de Taubaté, em São Paulo, deu início ao projeto de adequação das rampas de acesso para garantir a mobilidade segura das pessoas com deficiência.
O projeto de acessibilidade, elaborado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, foi iniciado pelos prédios públicos e, como primeiro padrão, foram readequadas e implantadas rampas no entorno da sede da Prefeitura. A adequação se estenderá pela Avenida Tiradentes, devido ao fluxo de pessoas no Pronto Socorro Municipal e no Hospital Regional.
Todas as rampas precisaram passar por pequenas obras, em atendimento a ABNT NBR 9050:2004, que determina que o acesso em rampa ou em plataforma deve ser construído na direção do fluxo de pedestres, paralelo e alinhado com a faixa de travessia, em um dos extremos da localização da vaga reservada à pessoa com deficiência, em área prevista para embarque e desembarque e acesso às calçadas.
O objetivo é implantar por toda cidade acessos que sejam visíveis a todos e, que assim, a população se conscientize a não obstruir a passagem das pessoas com mobilidade reduzida.
Fonte: Diário de Taubaté