Todas as piscinas públicas de Porto Alegre (RS) terão cadeiras anfíbias para pessoas com deficiência

A partir do final de 2025 e início de 2026, todas as cinco piscinas públicas da prefeitura terão cadeiras anfíbias para o banho de pessoas com deficiência nos equipamentos de lazer

Homem entra na piscina sentado em cadeira anfíbia com auxílio de outras quatro pessoas
Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) anuncia que, a partir do final de 2025 e início de 2026, todas as cinco piscinas públicas da prefeitura terão cadeiras anfíbias para o banho de pessoas com deficiência nos equipamentos de lazer.

A medida será possível em razão de uma parceria recém-firmada pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Julio Gonçalves, professor Tovi, com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no RS (Faders).

Atualmente, duas piscinas da prefeitura já disponibilizam cadeiras anfíbias: uma no Centro de Comunidade da Vila Restinga (Cecores), na Zona Sul, e outra no Centro Esportivo da Vila Ingá (Cevi), na Zona Norte.

Conforme a coordenadora de Paradesporto da Smel, Liza Cenci, os equipamentos não geram custo para a prefeitura. “Acessibilidade é importante também nas piscinas e esses equipamentos contribuem em diversos ensinamentos motores e cognitivos”, avalia Cenci.

Reserva – Para utilizar as cadeiras, é necessário fazer agendamento prévio pelo telefone (51) 3289-4868 ou pelo e-mail: paradesporto.smelj@portoalegre.rs.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre