Os candidatos com deficiência podem solicitar atendimento diferenciado durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015. Para isso, é preciso informar durante a inscrição no site do Inep a condição que motiva o pedido.
As inscrições no exame nacional podem ser feitas até o dia 5 de junho.
Segundo o edital do Enem, o atendimento especial é oferecido para:
– pessoas com deficiência física
– deficiência auditiva
– deficiência intelectual
– surdez
– baixa visão
– cegueira
– autismo e demais condições especiais.
No ato da inscrição na página do Enem, o questionário pede ao candidato que especifique o tipo de auxílio ou recurso que precisará para fazer a prova. Provas em braile, com letra ampliada, salas com acessibilidade e auxílio para leitura são algumas das opções que os cadidatos podem escolher.
O participante que declarar possuir deficiência também poderá solocitar um tempo adicional de até 60 minutos para a realização da prova, em cada um dos dias do exame.
Libras e áudio
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou um vídeo com o manual do Enem 2015 em libras para pessoas surdas. O vídeo de uma hora e trinta minutos explica todas as regras do exame nacional.
No canal do Inep no Youtube é possível também assistir a vídeos com o passo a passo da inscrição.
A página de inscrição no Enem é acessível a pessoas com deficiência visual em computadores com leitores de tela. A área de validação da inscrição, por exemplo, em vez de apresentar uma série de imagens para seleção oferece a opção do estudar ouvir a uma pergunta e cadastrar a resposta.
Fonte: G1