A jornada de ensino e aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) requer que docentes conheçam as potencialidades e dificuldades de seus estudantes e construam um plano de ação adequado ao invés de adequá-lo a propostas já existentes.
Esse tipo de ação exige investigar o nível de atenção, de verbalização, de situações que podem desencadear crises, potencialidades e áreas de interesse de cada criança ou adolescente.
Dessa forma, é possível criar situações de aprendizagem personalizadas e que sejam prazerosas, bem como pensar estímulos e adaptações que ajudem a manter o foco nas atividades por um tempo apropriado e sem causar fadiga.
Para ajudar na reflexão sobre o tema, existem materiais que trazem informações importantes sobre a aprendizagem de jovens estudantes com TEA e que podem ser explorados por profissionais da educação de diversas áreas de conhecimento na escola. Confira seis livros que abordam o assunto!
Linguagem escrita e a criança com autismo – Emilene Coco dos Santos, Appris Editora, 2016
A obra investiga o desenvolvimento da leitura e da escrita da criança com autismo, utilizando a psicologia histórico-cultural de Vygotsky e lembra que o percurso da criança não será linear – haverá avanços e retrocessos. “As interações verbais e a mediação pedagógica nas atividades de leitura e escrita contribuem para melhorias no desenvolvimento mental da criança com autismo, principalmente em relação à atenção voluntária, ao desenvolvimento da percepção e à apropriação da leitura e da escrita”, defende a autora.
Autistas e os espaços escolares adaptados – Ana Flávia Teodoro M. Oliveira, Editora Mercado de Letras, 2021
O livro aborda a importância de construir espaços escolares que considerem as experiências sensoriais no autismo, de modo a apoiar o desenvolvimento das habilidades desses estudantes e minimizar déficits sensoriais. Com linguagem fácil, são apresentadas propostas de design e arquitetura para organização da sala de aula e corredores, assim como a criação de salas e jardins sensoriais para promover a calma. Para completar, aborda tópicos como iluminação, acústica e uso de cores.
Autismo na escola. Um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar – Eugênio Cunha, Wak, 2015
A obra é dividida em duas partes, sendo a segunda reservada a ideias e atividades pedagógicas. O autor destaca como temas: conhecer o seu aluno, autismo e prática pedagógicas; afetividade em sala de aula; e autismo e processos de aprendizagem. Dentre as práticas pedagógicas, são destacadas a observação e o uso de palavras de acolhimento.
Estímulos para autistas: 40 atividades para crianças e adolescentes – Antonietta Lacativa e Marjorie Bert, Editora Matrix, 2022
O “livro-caixinha” apresenta 40 cartas, cada uma com dinâmica diferente para estimular as percepções sensoriais visuais, auditivas, táteis, gustativas, cinestésicas e motoras de estudantes autistas. Assim, colabora para a organização de pensamentos, sentimentos e emoções, além de estimular interações sociais, comunicação e aprendizado.
Autismo e professores: diagnóstico precoce, inclusão escolar e rede de atenção psicossocial – Cirleine Costa Couto, Appris Editora, 2021
O livro propõe a reflexão sobre dinâmicas de trabalho articulado entre saúde e educação. Além disso, compila relatos de professores e professoras da educação infantil sobre como percebem o autismo na sala de aula, motivações, angústias, necessidades de apoio e boas práticas experienciadas.
Educação Inclusiva na Escola – Autismo – Mylene Oliveira Vieira Ferreira, Dialética, 2022
Voltado a professores e professoras da educação básica, este livro foi desenvolvido por meio de um estudo de caso e relata os desafios de lecionar com uma criança autista, por vezes sem o apoio de um educador auxiliar ou uma sala de Atendimento Educacional Especializado AEE).
Fonte: Instituto Claro