Agir Saúde e Governo de SP inauguram o primeiro Centro TEA Paulista

Ligado à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e sob gestão da Rede Teia Agir, complexo conta com salas espaços multi-sensoriais humanizados, capacitação de cuidadores/familiares e cursos de empregabilidade a autistas.

Grupo grande de pessoas diversas na inauguração do Centro. Todas seguram cata-ventos azuis para o alto.
Compartilhe:

A Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) inauguraram em 4 de junho o Centro TEA Paulista, na zona oeste de São Paulo. O local é o primeiro totalmente voltado ao apoio e orientação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, seus parentes e cuidadores e terá cogestão da pasta e da Organização Social por meio da sua rede de cuidados ao autista, a Teia.

A infraestrutura representa um marco no fortalecimento de políticas públicas inclusivas e foca na recepção humanizada, na escuta ativa e em serviços integrados, operando como referência técnica para todos os 645 municípios paulistas que busquem o desenvolvimento ou o aprimoramento de ações voltadas ao Transtorno.

Neste contexto, o complexo irá disponibilizar a qualificação de pacientes e familiares através de reuniões, oficinas, cursos e suporte técnico, abrigando ainda o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), centrado na inclusão de autistas no mercado de trabalho por encaminhamentos, treinamentos e articulação com empresas.

Inovadora, a unidade integra ações presenciais e virtuais, provendo destaca mentorias sobre direitos, benefícios, além de atividades como terapia individual e em grupo, arteterapia (pintura, clube do livro, etc.), oficinas esportivas (incluindo futsal, vôlei e basquete), e de mobilidade, que desenvolve autonomia e locomoção. Tudo em meio a um amplo jardim, uma sala de interação multissensorial e um espaço de amparo a pessoas em situação de crise.

“É uma honra poder participar de um projeto tão fantástico como este. Estamos orgulhosos de ser um dos atores desta realização. Começamos a construir a Rede Teia em 2018 e desde 2022 seguimos especializando e qualificando profissionais para isto. De lá pra cá criamos algumas unidades próprias e hoje, em São Paulo, somos peça deste grande empreendimento que nos deixa impelidos a seguir na vanguarda do setor”, celebrou Sergio Daher, superintendente de relações institucionais da Agir.

“Queria agradecer demais à Agir, que topou esse desafio e entrega aqui hoje algo maravilhoso, iniciando uma caminhada em nosso estado que eu tenho certeza que será muito exitosa”, afirmou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante a solenidade de inauguração.

Afora as melhorias, o prédio será referência em estudos acadêmicos sobre o Transtorno, funcionando como polo de fomento e incentivo à produção científica, já que conta com biblioteca física e digital, materiais de apoio à pesquisa, oficinas de capacitação e agendamento de congressos, seminários e workshops sobre o assunto. Neste departamento, serão produzidos conteúdos informativos e peças educativas, como cartilhas, vídeos, etc. Outra novidade será a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CipTEA) e da sua identificação veicular.

No mesmo endereço funcionará o Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, ampliando a rede de acolhida a portadores de deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla, dando atendimentos por demanda espontânea ou encaminhamentos, bem como orientação sobre programas sociais e apoio psicológico, jurídico e social.

“O Governo do Estado está comprometido com a ampliação de políticas para pessoas com autismo e deficiência. Diante disso, inaugurar o Centro TEA Paulista, que será referência no tema, nos enche de orgulho e motiva-nos a continuar fortalecendo a rede de acolhimento estadual”, disse Marcos da Costa, secretário de estado dos Direitos da Pessoa com deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *